Mudar as Consciências…

 Já ouviu falar do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro?

Inaugurado recentemente, depois das Olimpíadas de 2016, o novo espaço é uma espécie de janela para o mundo, e pretexto para refletirmos sobre o passado a tempo de moldar o presente e mudar o futuro. Como isto se aplica ao interior das nossas casas é a reflexão que aqui lhe propomos.

 

Em vez de tendências para o novo ano, preferimos falar de novas consciências. Não é preciso uma bola de cristal, basta olhar o mundo à nossa volta, analisar as mudanças dos últimos anos e fazer uma reflexão sobre a forma como o passado nos coloca diante de um novo rumo.

Todos os excessos recentes já nos obrigaram a uma ‘marcha atrás’ ou a um ‘emendar de mão’. Nos últimos 10 anos, temos estado mais conscientes das nossas necessidades e responsáveis nos atos de consumo.

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, é essencialmente um Museu de Ciência que relaciona todo o conhecimento científico com a atuação humana e com todas as decisões que têm uma consequência direta no Planeta e na sua preservação.

Mudar as Consciências... Boule-Sebastian-Herkner

Boule , Sebastian Herkner

A consciência de todos os excessos cometidos no passado leva-nos, no design de interiores, a selecionar novos materiais e novas formas de viver a casa. Com a nossa consciência ambiental aprimorada, construímos o novo a partir do que já temos, damos mais importância à tradição e apostamos nas reedições.

Mudar as Consciências... Phenomena-Dechem-Studio

Phenomena, Dechem Studio

Temos mais envolvência do homem e menos da máquina. Com o modo de produção individualizado e as impressoras 3D, caminhámos rumo à manufatura e ao acabamento com elevado nível artesanal.

Mudar as Consciências... Platner-side-chair-Warren-Platner

Platner side chair, Warren Platner

Mudar as Consciências... decoração

Estes são pontos de partida para uma diferenciação na produção. Vemos isso mesmo em marcas internacionais como Tom Dixon, Bomma, Brokis, Pulpo, Riva e Saintluc.

São essencialmente estas as marcas que privilegiam materiais como o vidro, as madeiras certificadas, o alumínio e o carbono. A Saintluc, marca francesa de design de mobiliário, edita uma poltrona cuja estrutura resulta de um novo material feito a partir do linho e da fibra de carbono, com muito menos impacto quanto a recursos utilizados na sua produção.

A Coach representa esta mudança no rumo da indústria. A sustentabilidade está presente no design de interiores, e simultaneamente seguimos em busca de uma estética que se tornará mais intemporal e ‘menos descartável’.

Mudar as Consciências... cozinha

 

Ano Novo, Vida Nova!

 

 

 

 

 

 

Comentários

comentários