Será que há alguma estratégia que me ajude a organizar a minha agenda logo de manhã?

Será que há alguma estratégia que me ajude a organizar a minha agenda logo de manhã?

O nosso quadro de especialistas tem bons conselhos para as suas questões de saúde, alimentação, jurídicas, finanças pessoais, maquilhagem, psicologia, antienvelhecimento, entre outras áreas, que contribuem, no dia a dia, para o seu bem-estar.

Envie-nos as suas perguntas para [email protected]

Todos os dias, quando chego ao meu local de trabalho, tenho uma lista infindável de to dos, sem contar com os imprevistos. Será que há algum conselho/estratégia/truque de coaching que me ajude a organizar a minha agenda logo de manhã?

A diferença entre “Importante” e “Urgente”… a Arte de Saber Priorizar! Todos nós nos deparamos diariamente com um enorme acumulado de tarefas que são essenciais à apresentação de resultados, e que, apesar das melhores intenções, por vezes temos dificuldade em cumprir.

O planeamento é essencial! Muitas pessoas até fazem um Plano! A Questão é… está a saber fazer um Planeamento Estratégico e Assertivo? O que planeou… é Realista e Aplicável?

Há 3 Segredos indispensáveis ao Sucesso na Produtividade:

# Pegue na sua “To Do List” e Aprenda a separar o que é Importante (… quase tudo) do que é realmente Urgente, e qual o Grau de Urgência de cada tarefa. É importante ter presente o PORQUÊ de cada coisa ser tão urgente!

Com a Lista reorganizada, siga essa “Ordem de Trabalhos”. A isto chama-se PRIORIZAR!

Conselho: Este planeamento é mais eficaz se for executado de véspera, pois evita-se o stress do tempo a passar enquanto nos organizamos e conseguimos ter uma visão mais estratégica!

# Elimine as Distrações e Interrupções… Estabeleça “Sprints Produtivos” (45 minutos a uma hora) com Objetivos Determinados em que se desconecta de Redes Sociais ou telefonemas e mensagens, e elimine as interrupções! Aprenda a dizer: “Agora Não!”

Habitue quem está à sua volta a respeitar os seus “Sprints”, garantindo que o seu foco e concentração são inteiramente aproveitados, e intercale-os com períodos de 10 a 15 minutos em que pode fazer follow-up das solicitações pendentes ou responder a mails e chamadas que recebeu enquanto estava a “Produzir”, ou aproveitar para descontrair um pouco, beber água ou um café, apanhar ar… e voltar reenergizado e pronto para a próxima Missão!

# A Importância de saber lidar com os “Imprevistos”! Quando surge um “Imprevisto”… não entrar em pânico (STRESS)!

Este deve passar imediatamente pelo seu “Filtro de Prioridades” e, depois de ser rápida e devidamente “classificado”, deve integrá-lo na sua “To Do List” na respetiva ordem… e Você pode prosseguir serena e assertivamente com o seu trabalho!

Há, no entanto, aspetos importantes a ter em conta. Se na sua vida profissional surgem habitualmente muitos imprevistos, e tendo em conta que o tempo não é elástico e nada é pior do que uma “Bola de Neve” que vai atrasar todo o seu trabalho, pode guardar uma hora de manhã e uma hora à tarde para se dedicar exclusivamente à Resolução de Imprevistos!

Acredite que estes dois minutos de Leitura, postos em prática, lhe podem poupar muitas horas e aumentar consideravelmente a Sua Produtividade!

Bom Trabalho!

Diana de Noronha Metello
International Results Coach
CEO & Founder @ Action For Success
[email protected] 

Comentários

comentários