Dieta A, E, I, O, U para homem

Dieta A, E, I, O, U

Diz-se que “a melhor forma de conquistar um homem é pela barriga”. Mas também é pela barriga que se protege a saúde. 

Júlia – De Bem com a Vida partilha alguns dos alimentos básicos a integrar na dieta masculina.

Abacate

Porquê? Os níveis do ‘mau colesterol’ aumentam com a idade (nos homens, regra geral, a partir dos 45) e o envelhecimento dificulta o controlo destes lípidos no sangue. Aumentam por isso, também, os cuidados a ter na dieta. Boa fonte de gordura monoinsaturada (boa gordura), o abacate não só diminui o mau colesterol e os triglicéridos no sangue, como melhora os níveis do bom colesterol, segundo as conclusões de um estudo publicado no Archives of Medical Research. Mas não é só. Este fruto, que tem vindo a conquistar cada vez mais popularidade, também é composto por luteína, um fitonutriente importante na visão.

Espinafres

Porquê? Era o alimento preferido do Popeye, ao qual estava associada a força, pela presença de ferro. Mas há que não deixar o magnésio para segundo plano. Os espinafres, à semelhança das uvas, das amêndoas e dos amendoins, entre outros, fornecem um mineral essencial à saúde masculina: além de contribuir para os níveis de testosterona, o magnésio ajuda no funcionamento da melatonina (hormona do sono), contribuindo positivamente nos problemas de insónia que afetam os adultos. Baixos níveis de magnésio podem significar ainda uma descida de serotonina, resultando em depressão. Está ainda provado que o magnésio aumenta os níveis de energia e a flexibilidade muscular – condição que tendemos a perder com a idade.

Iogurte

Porquê? À medida que envelhecemos, o metabolismo vai perdendo o ritmo, e uma maior lentidão traduz-se num au02mento de peso. Torna-se cada vez mais complicado controlar a balança, e esta realidade aplica-se a ambos os sexos. É necessário encontrar soluções na dieta. Alimentos ricos em fibra (frutas, leguminosas, hortaliças e legumes) são sempre uma boa opção: ao permanecerem mais tempo no estômago, vão induzir uma sensação de saciedade e atrasar o apetite. Um estudo publicado no Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases vem acrescentar ainda outra sugestão, com a seguinte conclusão: “Nesta dieta mediterrânica [o estudo foi realizado em Espanha], o consumo de iogurte está inversamente associado ao excesso de peso/obesidade, especialmente em pessoas que também consomem frutas.” O estudo acompanhou mais de oito mil homens e mulheres durante dois anos.

Ostras

Porquê? Porque é um dos alimentos mais ricos em zinco – cada ostra pode fornecer cerca de 6 mg de zinco. E este é um mineral muito associado à qualidade do esperma e à fertilidade: estudos concluem que “a deficiência de zinco na dieta pode ser um importante fator de risco para a infertilidade masculina”. Além do seu papel na vida sexual, o zinco promove ainda uma boa saúde do coração e do cérebro, revelando-se importante no processo de aprendizagem. Importa ainda referir que as glândulas da próstata contêm 10 vezes mais zinco do que qualquer outro órgão do corpo masculino.

Uvas

Porquê? As primeiras descobertas remontam a 2003, altura em que o investigador David Sinclair, da Universidade de Harvard, verificou o efeito do resveratrol (composto presente nas uvas, nas nozes e no vinho tinto) sobre umas proteínas do corpo que promovem a saúde e a longevidade. Na altura, a pesquisa foi conduzida em animais, mas abriu as portas para aprofundar o papel do resveratrol no combate ao envelhecimento da pele e em doenças como a diabetes. Os estudos nem sempre têm sido conclusivos. Mas, no que respeita à diabetes (nota: estima-
-se que mais de 13% da população em Portugal sofra desta doença crónica), são várias as investigações que demonstram que “o resveratrol pode prevenir, atenuar ou reverter as disfunções diabéticas”.

Comentários

comentários