Existem chás ou fármacos recomendados para a voz? Na minha profissão de formadora falo muito durante o dia e sinto que a minha voz se tem ressentido.
Pedro Lopes, Médico de Clínica Geral, responde.
Os formadores, tal como os cantores, atores, professores, ou vendedores, são considerados profissionais da voz, porque utilizam a voz como instrumento de trabalho.
Assim sendo, nestes grupos profissionais, as cordas vocais necessitam de cuidados e treino específicos, e a saúde vocal deve focar-se na prevenção mais do que no tratamento.
Os profissionais da voz devem:
- evitar gritar;
- fazer exercícios de aquecimento e arrefecimento vocal;
- usar microfone sempre que possível para proteger as cordas vocais; repousar a voz;
- beber bastante água (8-10 copos/dia);
- evitar alimentos ácidos, condimentos picantes, álcool e produtos com cafeína (café, chá e colas) e outros alimentos ou bebidas que favorecem o refluxo ácido;
- dormir cerca de 8h/noite;
- não fumar e evitar a exposição a ambientes com fumo;
- e procure apoio médico sempre que estiver com uma infeção respiratória, evitando a automedicação, nomeadamente, com anti-histamínicos e descongestionantes nasais.
O que acontece se tiver refluxo gastroesofágico?
Se tiver refluxo gastroesofágico aconselhe-se com o seu médico, porque pode ter indicação para fazer um tratamento inibidor da secreção ácida. Pode ainda associar-se uma preparação contendo ácido hialurónico e sulfato de condroitina que apresenta propriedades protetoras e reparadoras da mucosa.
Existem vários chás (chá de gengibre, chá de cascas de cebola, chá de perpétuas roxas) e outros remédios caseiros aos quais poderá recorrer, mas que não substituem uma avaliação médica em caso de persistência de sintomas vocais.