Impressões Digitais: para que servem?

As primeiras impressões são as digitais

Mas, afinal, por que razão temos impressões digitais? Todos temos linhas nas mãos e nos dedos. É algo que nasce connosco e dizem que não existem duas impressões digitais iguais em todo o mundo. E que mais?

A dermatologista Alexandra Osório falou comigo para me elucidar sobre esta questão.

Impressões digitais são as linhas salientes nas pontas dos dedos que têm apenas uma finalidade fisiológica: apreensão. Se elas não existissem, a pele seria lisa e não teríamos a aderência para segurar objetos sem que escorregassem.

São formadas no sexto mês de vida uterina e só se descaracterizam com múltiplas cicatrizes ou depois da morte.

Existem quatro tipos básicos de linhas: arco, presilha interna, presilha externa e verticilo.

Com base nelas foram observados os desenhos formados e as linhas receberam letras e números simbólicos.

Com essas informações, verificou-se que os dedos de uma pessoa não são iguais, assim como nunca serão idênticos aos de outra. Por esse motivo, diz-se que as impressões digitais são melhores que a análise de DNA como sistema de identificação. Afinal, gémeos uni vitelinos têm o mesmo DNA mas impressões digitais diferentes.

Não há duas impressões digitais iguais?

Não há duas impressões digitais iguais porque a estatística e a biologia nos garantem isso. Como não há duas pessoas absolutamente iguais, não há como ter uma com a mesma impressão digital da outra. Quando há casos de digitais muito parecidas, os papilocopistas analisam mais linhas das mãos até encontrar as diferenças, por menores que elas sejam.

A impressão digital é composta de inúmeras particularidades. Cada pessoa possui um desenho específico, composto pelas elevações da pele. A formação da digital é resultado da influência genética e também dos movimentos do feto na barriga da mãe. Os primeiros movimentos do bebé produzem marcas características nos dedos.

Além dos movimentos na barriga, os sentimentos da mãe e o que ela come interferem na formação das impressões digitais. Elas são muito parecidas, mas os efeitos externos fazem com que apresentem diferenças.

A papiloscopia, ciência que estuda as linhas das mãos e dos pés, separa pontos de referência em cada impressão digital que vão ser usados para a comparação computadorizada entre duas pessoas.

Por que algumas pessoas não têm impressões digitais?

Segundo um novo estudo, uma mutação genética rara pode ser a razão pela qual algumas pessoas nascem sem impressões digitais.

O nome científico da condição é a dermatoglifia, por causa dos pequenos sinais em nossos dedos que se chamam dermatóglifos.

Na maioria das pessoas, as impressões digitais se formam no útero, com apenas 24 semanas de gestação. Mas, em pelo menos quatro famílias em todo o mundo, os dedos são totalmente sem impressões digitais.

Comentários

comentários