Sarampo: DGS alerta para falta de vacinação

Sarampo: Vacinar é palavra de ordem do Ministério da Saúde

A notícia da morte da jovem de 17 anos que não sobreviveu ao sarampo coloca o tema da vacinação e desta doença (altamente infecciosa) na ordem do dia. A jovem tinha sido internada no Hospital Dona Estefânia e não estava vacinada. Esta é a primeira vida que a doença tira em Portugal desde há 23 anos.

Em Itália, há 1500 casos confirmados.

Em Portugal, as autoridades estimam 21 casos confirmados. Existem ainda 18 casos em investigação, oito casos tendo sido descartados. A Direção Geral da Saúde garante que esta epidemia não irá atingir proporções de maior dimensão.

A jovem não estaria vacinada por opção dos pais, depois de ter tido um choque anafilático aos 2 meses de idade, após uma vacina. A adolescente foi internada com uma mononucleose e acabou por ser contagiada nesta unidade com sarampo, por um bebé de 13 meses com a doença e que acabou por contagiar seis pessoas.

Francisco George, Director-geral de Saúde, declarou que existem “todos os meios que permitem criar uma barreira à propagação do vírus do sarampo e estamos envolvidos num processo que visa prevenir. Por isso tem sido constante o apelo aos cuidados, nomeadamente das crianças em idade escolar, pré-escolar e infantil”.

A Direção Geral da Saúde irá incentivar incentivar a vacinação de crianças nas escolas, especialmente aquelas que podem não ter as vacinas em dia. Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde, alertou para a “especulação” que leva algumas pessoas a descartar as recomendações nacionais sobre vacinação.

Francisco George alertou que estão ainda por vacinar 10 mil a 15 mil crianças.

Tratamento do Sarampo

Apesar de não existir um medicamento contra o sarampo, o que se tem a fazer quando se apanha o vírus é controlar os sintomas da doença através de medicação, e ingerir muitos líquidos.

A prevenção é feita através da vacina, que é gratuita e faz parte do Plano Nacional de Vacinação desde 1974. A toma da primeira dose da vacina recomendada é feita aos 12 meses de idade e a segunda aos cinco anos. Existem ainda reservas de vacinas para quem não as tenha em dia.

Sintomas

Segundo a CUF, o tempo de incubação da doença é de 8 a 13 dias. O contágio pode ocorrer aproximadamente seis dias antes e quatro dias depois do surgimento das primeiras placas avermelhadas na pele.

Os sintomas iniciais do sarampo são:

  • Febre,
  • Congestão nasal,
  • Irritação na garganta,
  • Tosse seca
  • Vermelhidão dos olhos

Após 2 a 4 dias surgem minúsculas manchas brancas na boca, nem sempre detetáveis.

Ao fim de 3 a 5 dias, o sarampo causa uma erupção na pele sobretudo nas orelhas e no pescoço. Após um ou dois dias, essa erupção espalha-se para o tronco, braços e pernas, e começa a desaparecer do rosto.

No pico do sarampo, a erupção é extensa e a febre pode ultrapassar os 40º C.

Ao fim de 3 ou 5 dias, a temperatura diminui, os sintomas aliviam e as manchas restantes desaparecem rapidamente.

 

 

Comentários

comentários