Petição: Pai é Pai! Pai não é acompanhante!

A petição é assinada por Sandra Oliveira, responsável da Bionascimento, e defende que a mãe deve poder escolher o acompanhante (irmã, tia, amiga) no parto, situação atualmente limitada, mas permitida em alguns países.

Já tem mais de 2500 assinaturas.

Segundo conta a Petição, “foi na década de ’60 que se reivindicou o direito da mulher a não estar sozinha no parto nos hospitais. Os homens uniram-se às reivindicações femininas e reclamaram o direito a estarem presentes no momento do nascimento dos seus filhos. Desde então que é ao Pai que se incute a responsabilidade quase única de assumir o papel do apoio à mulher no parto, quando este sempre foi um papel de outras mulheres, a saber: avós, irmãs, tias, doulas e amigas, entre outras.”

Os signatários desta petição consideram assim que:

• “O Pai está afectivamente envolvido com o momento. O Pai precisa também ele de poder ser apoiado e/ou de sentir que à sua falta ou ausência, a Mãe do seu filho continua a ter suporte a nível emocional e físico, como entre mulheres sempre aconteceu.”

O que a Petição propõe é que fique expresso na lei o direito à presença de acompanhante para apoiar o casal, ou seja, um acompanhante para além do pai: “Pai não é, nem pode ser contabilizado como acompanhante pelos serviços de saúde.”

Comentários

comentários