florbela-oliveira Conselho financeiro

Seguro de Proteção ao Crédito: Vale a pena contratar?

Ouvi a Dra. Florbela falar um dia destes na televisão sobre um seguro de proteção ao crédito. Estou a comprar uma casa e o banco colocou-me este seguro na simulação. É obrigatório? Vale a pena?

Um seguro de proteção ao crédito pode ser vantajoso em determinados momentos, mas também tem as suas desvantagens. Conheça a opinião da economista Florbela Oliveira sobre este assunto.

Não é obrigatório. E se vale a pena, já lá vamos. O seguro de proteção ao crédito protege o cliente em caso de desemprego, incapacidade temporária para o trabalho e invalidez.

Quando o cliente se encontra numa destas situações, a seguradora então intervém e substitui o cliente no pagamento das prestações do crédito. Existem seguros de proteção ao crédito habitação, muitas vezes associados ao banco onde tem o crédito à habitação e que, em caso de desemprego, incapacidade, invalidez, intervêm no pagamento das prestações.

Quanto à sua questão, se vale a pena, tem de facto estas vantagens. Mas apresenta também muitas desvantagens. Os custos vão aumentar o valor do crédito, as coberturas muitas vezes excluem muitas doenças, a ativação do seguro obedece a várias restrições, como período de carência, e exclui, por exemplo, situações de desemprego por iniciativa do trabalhador. Um conselho: leia muito bem todas as condições.

Faça download gratuito da app Júlia – De Bem com a Vida. Através da App Store ou Play Store!

Comentários

comentários