Ansiedade com o dia de amanhã

Ansiedade com o dia de amanhã

É uma daquelas pessoas que fica ansiosa só por pensar que vai trabalhar no dia seguinte? Conheça os conselhos da terapeuta Margarida Vieitez.

Quando chega domingo à noite, só de pensar que tenho de ir para o meu local de trabalho, fico ansioso e não consigo dormir como deve ser… O que posso fazer para não me sentir desta forma?

As razões que podem estar por detrás da sua ansiedade quanto ao amanhã podem ser de vária ordem: descontentamento quanto à sua vida, medo e receio do desconhecido, baixa tolerância à frustração, dependência da aceitação dos outros, dificuldade de se afirmar e dizer o que pensa e sente, de se aceitar a si próprio, de tomar decisões, pensamentos negativos quanto ao que pode acontecer…

A ansiedade quanto ao dia seguinte, tendencialmente, está relacionada com essas situações e com o “será que vou corresponder?”, “será que vou ser capaz?”, “será que vai correr tudo bem?”.

No entanto, pode também estar relacionada com a falta de objetivos, de planos, de um projeto de vida.
Confira algumas dicas para controlar a ansiedade relativa ao dia seguinte:
− A ansiedade não é só negativa. Também é adaptativa e, desde que moderada, ajuda-o a adaptar-se a novas situações;
− Em primeiro lugar, tente perceber que pensamentos geram essa mesma ansiedade;
− Escreva-os num papel um a um;
− Questione esses mesmos pensamentos, testando a sua validade e probabilidade de vir a acontecer o que teme.
− Na origem da sua ansiedade, pode estar também a sua insegurança e consequente necessidade de controlar tudo o que acontece à sua volta;
− Aceite que muitos dos acontecimentos da sua vida não dependem de si, nem são por si controláveis. A partir desse momento, vai sentir-se mais tranquilo, no dia seguinte e nos outros que se seguem.

*Autora do livro Verdades, Mentiras e Porquês, A Esfera dos Livros

Comentários

comentários