Carnaval: Roteiro

Roteiro: Vamos festejar o Carnaval?

“A vida são dois dias, e o Carnaval são três”. Onde foliar até terça-feira?

 

Loulé:

O mais antigo corso carnavalesco do país terá lugar nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro. O tema para o desfile é o WebSummit, tendo o título “Carnaval Summit de Loulé”.

O preço de entrada é de 2 euros com as receitas a reverter para causas solidárias e associações que contribuem no desfile. Para além deste desfile, pode também dançar no Baile de Gala “Loulé Summit”, segunda-feira, dia 12, no “Palácio” do NERA, na Zona Industrial. O tema está relacionado com  a famosa sessão de encerramento do Web Summit e a animação é feita pelas Arte & Música Big Band e Banda Fora D’Horas. Mais informação no site da Câmara de Loulé.

 

Bragança:

O “Carnaval dos Caretos”, em Macedo de Cavaleiros, Bragança, ocorre entre 10 a 13 de fevereiro. Conta com um desfile de caretos “à solta”, um desfile noturno, exposições, festival de artesanato e gastronomia. Para os mais aventureiros, o programa conta também com uma queimada, a visita ao território GeoPark Terras de Cavaleiros (património da UNESCO), e passeio de cavalos.  “O carnaval mais genuíno de Portugal”.  Mais informação aqui.

 

Madeira:

Na ilha da Madeira, as festividades de Carnaval acontecem entre os dias 7 e 18 de fevereiro. A festa começa com a “Festa dos Compadres”, um tradicional ritual de passagem do Inverno para a Primavera. O programa continua com animação de rua, “assaltos” de Carnaval, festas temáticas, e um Carnaval Solidário. Não poderá faltar, claro está, os Cortejos Alegórico e Trapalhão, que desfilam pela cidade do Funchal. Programa na página Visit Madeira.

 

Ovar:

Ovar quer ser a maior festa carnavalesca de Portugal continental e por isso abriu as festividades no dia de 20 de Janeiro. Vão decorrer pela cidade concertos que prometem bailarico, desde Quim Barreiros no dia 5 de Fevereiro e Ena Pá 2000 no dia 11 de fevereiro. As escolas de samba desfilaram dia 10 de fevereiro à noite, e os corsos carnavalescos estão marcados para hoje e 13 de fevereiro pelas 14h30. Consulte o programa aqui.

 

Sesimbra:

Entre 28 de Janeiro até 17 de Fevereiro, a zona de Sesimbra celebra o Carnaval com festa e tradição. Desde o desfile das escolas de Samba pela baía de Sesimbra nas tardes de domingo e terça-feira, dias 11 e 13 de fevereiro, passando pelo Desfile Trapalhão, na tarde de sábado, dia 10 de fevereiro, até ao Enterro do Bacalhau, uma das tradições do Carnaval da região, na noite de 14 de fevereiro, às 21.30 horas. Programa completo na página da Câmara.

Torres Vedras

O Carnaval de Torres Vedras tem, em 2018, “Mares e Oceanos” como tema.
Assim, foliões e folionas, anémonas e polvos, peixinhos e tubaronas, terão oportunidade de reavivar a sua memória e perceber, de uma vez por todas, que tudo o que não deitam parao lixo, irá parar ao mar! Será esta a forma do Carnaval de Torres Vedras ajudar.. e os mares e oceanos conseguir salvar! Amanhã, dia 12 fevereiro, destaque para o Baile de Máscaras Tradição (14h30) e o Corso Noturno (pelas 21h), sendo que o carnaval prossegue noite dentro, com  DJ’s Carnaval. Dia 13, às 14h30 começa o Corso Diurno – Desfile de Carros Alegóricos, Grupos de Mascarados, Tó’Candar. Dia 14, na quarta-feira, às 21h00, será o momento do Enterro do Entrudo com Fogo de Artifício (Praça da República ao Tribunal). Programa. 

 

Comentários

comentários