Dia Mundial da Internet

Dia Mundial da Internet

Dia Mundial da Internet. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas, há 12 anos, com a finalidade de se “refletir sobre as potencialidades e os desafios das novas tecnologias na vida das pessoas”.

Vamos então a algumas reflexões:

  1. Quem é do tempo em que, para ter internet no computador, precisava de ter uma montanha de fios lá em casa, conectados com o telefone?
  2. Em 1999, em alguns grupos editoriais, os jornalistas que pretendiam aceder à internet, tinham que reservar a sua vez, num único computador disponível para o efeito.
  3. Até a Google lançar o Gmail, em 2004, ter um endereço eletrónico era para muitos uma miragem.
  4. Em 2017, surgiu um estudo a revelar uma mudança de comportamento: o computador já não era o rei da internet para os portugueses. O computador foi destronado pelo smartphone para acedermos à internet. Até hoje..
  5. Hoje reinam ainda as Redes Sociais e crescem como cogumelos. O estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, que a Markteste conduziu de 2011 a 2017,  revelou uma evolução de 49% nos utilizadores de Facebook em Portugal – de 2.925.000 (2011) pessoas com conta registada na rede de Mark Zuckerberg para 4.367.000.

Massificação da Internet…

6. Embora dados recentes apontem que quase 80% das famílias portuguesas têm internet, é preciso lembrar que  19% da população portuguesa nunca a utilizou. Estamos a falar essencialmente de pessoas com mais de 64 anos, rendimentos baixos e com residências nas zonas rurais.

7.  A falta de conhecimento sobre a utilização online (43%) e dificuldade de acesso a equipamento ou ligação à internet (26%) são, segundo um relatório apresentado há dias (Digital Economy and Society Index, Comissão Europeia, 2017), os dois motivos principais apresentados pelos portugueses que nunca acederam ao mundo digital.

E é este mundo digital que permite receber faturas eletrónicas, realizar pagamentos online ou aceder ao banco na internet.

Está para breve um programa da MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, com voluntários focados em ajudar familiares ou amigos nestas questões do acesso à internet. Bom saber!

Comentários

comentários