Casal de velhinhos fala sobre o amor

Esse dois são a nossa meta de relacionamento! ❤

Publiée par VIX Pop Brasil sur Jeudi 7 juin 2018

Sabemos por que é que os casamentos acabam. E por que é que duram?

Este casal inspira-nos algumas perguntas. Uma delas é: o que mantém um casamento há 63 anos?

Sabemos por que é que os casamentos acabam. Nem é preciso estudar muito a matéria, pesquisar na internet, fazer desenhos, comprar livros sobre o assunto. Basta olhar para o lado. Por cada 100 casamentos, há 70 divórcios em Portugal, estima-se. Somos o país campeão em divórcios da Europa (dados de 2016).

O que significa que temos muito a aprender com Helen e Frank. Neste vídeo, Helen conta como se apaixonaram: “ele fazia-me rir. Tinha um grande sentido de humor.” Mas o mais curioso é quando, a certa altura, Frank refere que, hoje, gosta tanto ou mais da sua mulher.

Frank revela uma espécie de segredo: confessa que nunca desviou o olhar. Helen retifica, dizendo que ele olha para mulheres bonitas. Mas a explicação está na ponta da língua: “eu sou um artista. Olho apenas para ver… a perfeição”.

“Por vezes, observo-a quando está a tomar café. Ela é tão linda. Para mim, a idade não muda nada. Ela é tão linda como era no dia em que a conheci”.

Helen também tem algo a dizer sobre as razões que a levam a manter um relacionamento de 63 anos: “como é maravilhoso ter sempre o meu melhor amigo por perto”.

Até que a morte nos separe

“Nos casamentos felizes e longos, os casais gostam da companhia um do outro”: é de facto uma das razões apontadas pelo autor Klagsbrun, para a longevidade dos relacionamentos. O Instituto Australiano dos Estudos para a Família cita outros motivos que, segundo aquele que é um dos primeiros investigadores sobre o assunto, “prendem” duas pessoas debaixo do mesmo teto:
a capacidade de mudança e adaptação à mudança, a capacidade de ver o copo meio cheio, ou seja, com atitude positiva, e a confiança – a cereja no topo do bolo!

Dados a dois

John Gottman é psicólogo e fundou com a sua mulher o Instituto Gottman, em Seatle, Estados Unidos da América, com o objetivo de estudar os relacionamentos. Após uma longa experiência e trabalho com casais, o especialista chegou até a alguns números e dados… pertinentes. A partilhar.

Sabia que:

. A maioria dos casais demora 6 anos a procurar ajuda para os seus problemas conjugais
. Metade dos casamentos que terminam, fazem-no nos primeiros sete anos
. 69% dos conflitos nos relacionamentos são sobre problemas insolúveis e perpétuos.

Comentários

comentários