eunice munoz

“Eu gosto muito de viver”, Eunice Muñoz

É frequente pedir-se um desejo quando se apaga mais uma vela do bolo. Em outras circunstâncias, até poderia soar a cliché fazer a pergunta. Mas não quando as velas somam 90 anos.

Eunice do Carmo Muñoz, a brilhante e dedicada atriz que nasceu em 1928 num pequeno lugar alentejano chamado Amareleja, a terra do sol que tem hoje o seu nome numa das ruas, partilha o desejo de… “viver”. “Eu gosto muito de viver”, conta Eunice.

A nossa conversa acontece dois dias depois do jantar de homenagem, organizado pelos amigos e familiares da atriz. Eunice fala das surpresas dessa noite. “Recebi muitos presentes. Flores… Adoro flores. Muitos amigos ofereceram-me flores, o que prova a boa camaradagem que sempre houve entre nós, em palco.”

Entre os momentos mais especiais do jantar, recorda a presença do ator Ruy de Carvalho (com quem já contracenou diversas vezes). E sublinha uma outra “grande alegria”, protagonizada pelo nosso Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, que atribuiu “a Grã-Cruz da Ordem do Mérito a Eunice Muñoz pela admirável carreira de uma das mais reconhecidas e amadas atrizes portuguesas”.

Ao longo da sua vida, Eunice tem conquistado prémios de valor. Foi distinguida com a Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, o Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e agraciada com o Globo de Ouro de Mérito e Excelência.

Aos 90 anos, a excelência mantém-se. Que outro nome dar a quem chega aos 90 e faz deles um ponto de partida? As passagens já estão compradas e as expetativas, conta, são elevadas. Eunice Muñoz já fez dezenas de viagens. Já percorreu, por exemplo, a Índia de uma ponta à outra, incluindo “a Índia que foi colónia portuguesa”. Também já esteve em Roma. Faltava pisar a “cidade da arte”. E os sonhos são para se cumprirem. Eunice mostra que a máxima é (sempre) válida, dos 8 aos 90.

Está por isso de partida para Florença, essa “cidade lindíssima” que finalmente conhecerá na companhia da neta.

Com esta sua vontade de viver no pensamento, pergunto-lhe que “lição” poderá ensinar-nos, do alto conhecimento dos seus 90 anos. Mas Eunice responde que “não tenho que dar lições a ninguém. Preciso ainda é de aprender”.

Eunice partilha que tem aprendido “a ter paciência. Com os outros e consigo. É algo que se aprende com a vida”. Eu diria que é algo que se aprende com Eunice.

Parabéns Eunice Muñoz!

 

"Eu gosto muito de viver", Eunice Muñoz Eunice-Munoz-2

Eunice Muñoz com o seu colega e amigo Ruy de Carvalho. Foto: Facebook Eunice Muñoz

"Eu gosto muito de viver", Eunice Muñoz Eunice-com-Julia

Eunice Muñoz. Eu ao lado.

"Eu gosto muito de viver", Eunice Muñoz Eunice-MUnoz-jovem

A jovem Eunice Muñoz. Facebook: Eunice Muñoz.

Comentários

comentários