Mãe de 10! Mãe de uma equipa de futebol!

Durante 15 anos, esta mulher tentou engravidar. Sem sorte. Decidiram finalmente recorrer às últimas tentativas. E entre a fertilização e a barriga de aluguer, tudo resultou em cheio e em simultâneo. Dez rapazes!

De repente, Brenda Shiekh tornou-se mãe de 10 crianças, que têm hoje idades entre os 8 e os 10 anos.

Brenda diz que o facto de estar imersa neste “Oceano de rapazes” obriga-a a manter um nível de desempenho bastante elevado: acompanha nos trabalhos de casa, nas aulas de espanhol e de mandarim, todas as crianças aprendem um instrumento musical e jogam voleibol ou praticam yoga. Há ainda que prestar assistência mais cuidada às crianças portadoras de deficiências – uma das quais sofre do síndrome de Asperger (uma perturbação do desenvolvimento que afeta as capacidades de comunicação e relacionamento) e outra tem paralisia cerebral. Para todos, a escola é em casa – aulas ao domicílio foi a escolha do casal.

A pergunta que as pessoas mais lhe colocam, conta Brenda no seu blogue, é: “Como consegue uma mãe de 1o manter a calma?”

A paciência nem sempre abunda. Mas o coração é grande, assegura Brenda, a autora deste blogue onde vai partilhando experiências e desafios. Num dos textos, conta ela:

“Quando as pessoas imaginam o circo que a minha vida deve ser, elas sentem pena de mim.”

“As pessoas querem saber como é que eu pareço calma, centrada? Onde é que eu encontro tempo para tomar banho, comer, fazer xixi, respirar? E o mais estranho de tudo, como é que eu tenho um casamento bem sucedido de vinte e três anos?”

Sim. Queremos saber! E Brenda explica:

Mãe de 10! Mãe de uma equipa de futebol! Brenda-1

Brenda Shiekh – mãe de 10 – foto instagram Brenda Shiekh

“O segredo para tudo isso é não me levar a sério. Eu preocupo-me muito com os meus filhos. Eu preocupo-me se sou uma boa mãe, esposa, amiga, pessoa. Eu preocupo-me com tudo isso, muito a sério. Mas mais do que tudo isso, eu preocupo-me em ter uma vida digna de ser vivida.”

Brenda conta que, numa primeira fase, procurou grupos de apoio para enfrentar a situação repentina do nascimento de 10 filhos e o facto de duas das crianças apresentarem problemas graves de saúde.

Acabou por abandonar esta estratégia, que na verdade a deixava ainda mais deprimida, e substituí-a por uma aula de comédia stand up.

Mãe de 10! Mãe de uma equipa de futebol! breanda-2

Brenda Shiekh – mãe de 10 – foto instagram Brenda Shiekh

E foi assim que, escreve, “aprendi a transformar as tragédias em comédias”.

Num dos posts do blogue, Brenda conta: “descobri que conseguimos rir de um problema, ele torna-se gerível”.

“Tudo mudou para mim e para a minha família. Antes, eu contava as minhas mágoas às pessoas. Agora eu estou viciada em rir. A minha vida ficou melhor. Rir é realmente o melhor remédio.”

 

 

 

 

Comentários

comentários