Lustro de Chouriças

Um Lustre de Chouriças

Um lustre de chouriças. Uma preciosidade em Ponte de Lima, num restaurante visitado pelo meu Jota este fim de semana. Lembrou-se de mim. O amor é assim, pelo menos para mim.

Há dias, alguém colocava esta questão, que voltei a recordar agora, a propósito da imagem deste lustre que me enviou o Jota. Chouriço ou chouriça? Fiz uma pesquisa e encontrei a resposta no ciberdúvidas (resposta do Professor de Português A. Tavares Louro):

O chouriço é um enchido feito com sangue e carne de porco temperada de acordo com a região e o gosto pessoal dos fabricantes. O recheio é pressionado para dentro de tripa de porco. Depois, os chouriços são atados e colocados nos fumeiros.

A chouriça pode ser fabricada com o mesmo recheio do chouriço ou ter tempero especial de acordo com a região ou o fabricante. A maior diferença reside na tripa usada. Este enchido é feito com tripa de carneiro, que é mais estreita. Assim, a chouriça é mais delgada que o chouriço.

Como surgiram os Enchidos? 

Conta-nos, no seu site, a Confraria Gastronómica dos Enchidos que estes nasceram da necessidade do homem conservar a carne por longos períodos de tempo. Existem registos que datam origem dos enchidos e fumados no período primitivo, altura em que os intestinos dos animais eram enchidos com carne moída.

 

 

Comentários

comentários