Patricia Dias - Sonho Júlia

O sonho da Patrícia – Vamos ajudar? Vamos!

Esta história surge a propósito da ação “Não há idade para o sonho”, lançada no Blogue Júlia, e inspirada pelo Dia Mundial Mundial do Sonho (25 setembro) e pela necessidade de dar um bocadinho de cor a estes dias cinzentos que vivemos.

A pandemia tem atrasado sonhos e projetos, e os números continuam a não ser animadores. Talvez por isso esta iniciativa tenha sido tão bem acolhida. Recebi centenas de cartas. E, confesso, eu e a minha equipa demorámos horas a lê-las. Fiquei muito feliz por ter concretizado um projeto de vida (recordo aqui que a Miriam Valente, filha, pediu uma carrinha para o seu pai, para que este pudesse continuar a levar peixe porta a porta e assim continuasse a sentir-se útil, mantendo o negócio de família). Fiquei feliz pelo vencedor. Mas ao mesmo tempo, com uma sensação de missão incompleta perante tantas centenas de sonhos por dar resposta. Estendemos a iniciativa. Um sonho por mês.

E o sonho de Outubro é este. Porque eu rendo-me às histórias de amor. E porque é bom concretizar um desejo a alguém que está na linha da frente. É um sonho concreto e ao ajudarmos,  podemos estar a dar o “empurrão” necessário.

Patrícia tem 41 anos e é enfermeira em Abrantes. Conta que em 18 anos de profissão, nunca assistiu a momentos tão complicados. Há uns tempos, Patrícia teria grandes dificuldades em lidar com a pandemia. Mas hoje, sente que está bem acompanhada e equilibrada. A depressão pós-parto afastou-a do trabalho e, quando mais tarde, chegou o divórcio e ficou sozinha em casa com a filha de 4 anos, a situação psicológica não melhorou. Pouco a pouco, foi reconstruindo os pedaços. E, já de bem com a vida, deparou-se um dia com uma fotografia encantadora que circulava no facebook. Comentou a foto, elogiando a perspetiva do autor. E qual não foi o espanto quando se apercebeu de que o autor agradeceu em mensagem privada. Mais uma mensagem de resposta, e outra, e outra. Passado uns tempos, estava na altura de um café. E demorou tanto, porque Paulo (assim se chama o atual marido) entendia que um cozinheiro não estaria à altura de uma enfermeira. Patrícia tratou de pôr os pontos nos is e insistiu no encontro. Conta-nos ela que quando se sentaram a tomar café, o sentimento foi mútuo: aquilo que estava ali no ar podia ser para a vida.

Patrícia e Paulo, também divorciado, juntaram os trapinhos e, um ano depois, em Novembro passado, mesmo a escapar à pandemia, cuja chegada ninguém adivinhava ainda, celebraram a união, junto de amigos e família. As filhas de ambos (Paulo também tem uma filha) ficaram encarregues das alianças. A foto (destaque) é do casamento. “Um dia tão bonito”. Patrícia está encantada por ter encontrado o homem da sua vida. Um bom pai, um homem preocupado, atento e com quem divide as tarefas e os melhores e menos bons momentos. É um homem maravilhoso, não se cansa de repetir Patrícia. E é a este homem que Patrícia gostava de concretizar uma paixão: a fotografia. O sonho de Paulo é o sonho da Patrícia. A fotografia que os uniu levou Patrícia a escrever-nos. Paulo é cozinheiro, mas gostava de aprimorar a paixão pela fotografia. Já pesquisou por cursos, mas são pouco acessíveis perante a disponibilidade financeira do casal. Patrícia só gostava de poder retribuir tamanha felicidade que o marido trouxe à sua vida.

E nós só gostávamos de ajudar. É isso que vamos fazer. Vamos oferecer-lhe uma formação de fotografia. Este sonho merece um retrato 🙂 Parabéns Paulo (surpresa!).

Em Novembro, voltamos com mais um sonho 🙂

 

************** (OBRIGADA À SONY, Patrocinador deste Sonho “Júlia, de Bem com a Vida” @sony.portugal #Sony #Alpha7C)

 

 

 

 

Comentários

comentários