Gelatina Fluorescente

Passatempo: Receita vencedora 1

Gelatina Fluorescente
A receita enviada pela química Carina é uma das 3 receitas vencedoras do meu passatempo “Cozinha Fit”, de Gordon Ramsay

 

Carina Crucho é investigadora do Instituto Superior Técnico e envia-nos uma receita que nada tem de tradicional, mas muito apresenta de criativo. Carina acredita que estas gelatinas “poderão despertar a curiosidade de muitos dos seus seguidores e, quem sabe, inspirá-los a fazer a receita, sobretudo para os mais novos”.

Uma dica essencial: “para usufruir de todo o encanto desta receita é necessário apagar as luzes e ligar uma lanterna de luz negra. Estou a falar de uma gelatina fluorescente (ver foto em anexo).” Vamos à receita:

Para fazer esta gelatina fluorescente, basta substituir metade da quantidade de água da receita por água tónica. A água tónica contém quinina que é uma molécula fluorescente. Como a fluorescência da quinina depende do pH e é mais intensa quanto mais ácido o pH, convém que o sabor da gelatina seja, por exemplo, de limão. Convém referir que a água tónica tem um sabor amargo e consoante o gosto talvez seja necessário reforçar com açúcar. Em alternativa, a água tónica pode ser substituída por vitamina B2, mais conhecida como riboflavina, também fluorescente. Com este “ingrediente” até é possível fazer-se por exemplo, cupcakes fluorescentes.

 

Obrigada Carina! Segue um livro para si!

Comentários

comentários