WiFi grátis nos autocarros graças a…

Susana Sargento é a vencedora do Prémio ‘Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016’

A portuguesa, cofundadora da startup Veniam, investigadora e professora do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro é a mais recente vencedora do Prémio ‘Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016’.

Porquê? Criou no Porto a maior rede veicular do mundo ao transformar automóveis, táxis e autocarros em pontos de acesso à internet sem fios. Estes hotspots em movimento tornam as redes móveis tão grandes como as próprias cidades que, no caso do Port,o fornece atualmente wifi grátis a 115 mil utilizadores. Não só ganham os consumidores com esta inovação, como câmaras municipais, agências governamentais e empresas de telecomunicações.

Este prémio é atribuído pela Comissão Europeia desde 2011 e conta já com 3 edições (2011, 2014 e 2016). Pretende reconhecer mulheres fundadoras ou cofundadoras de empresas que tenham introduzido ideias inovadoras no mercado e que estejam, de alguma forma, relacionadas com os programas de financiamento da Comissão Europeia.

Susana Sargento foi a primeira portuguesa nomeada para esta distinção e recebeu 100 mil euros na cerimónia que decorreu em Bruxelas. Os restantes lugares do pódio pertencem à Professora finlandesa Sirpa Jalkanen, a quem foi entregue 50 mil euros pelo desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de inflamações e cancro, e a Sarah Bourke, que recebeu 30 mil euros e o terceiro lugar pelos desenvolvimentos de software para a Estação Internacional Espacial. Carlos Moedas, Comissário europeu pela Investigação, Ciência e Inovação aplaudiu as três vencedoras pela combinação “de excelência científica e sentido de negócio” e “pelos seus extraordinários resultados com impacto no dia-a-dia dos cidadãos europeu”.

Parabéns Susana!

Comentários

comentários