… internacional do café

O café faz parte do dia-a-dia dos portugueses como um ritual matinal e também no final da refeição. Curto, cheio. Com ou sem açúcar. Com ou sem leite. Em chávena fria ou escaldada. Um café, uma bica, um cimbalino. É a segunda bebida mais consumida no mundo, mas faz mal à saúde? Aumenta o risco de doença cardiovascular? Provoca celulite? 

A ciência tem tentado desmistificar estas ideias comuns. A começar por: o café faz mal à saúde? A resposta de vários estudos é a de que o consumo regular e moderado em adultos saudáveis não traz na verdade malefícios. Beber café regularmente, 2 chávenas por dia, faz parte de uma dieta saudável e equilibrada. Ajuda na digestão ao estimular a secreção ácida do estômago e funciona como um laxante natural. Funciona também como antidepressivo uma vez que ajuda a memória e o bem-estar em idades mais avançadas.

Aumenta o risco de doença cardiovascular? É verdade que o café é um estimulante. Porém, a ciência diz também que a cafeína tem uma capacidade vasodilatadora, isto é, aumenta a elasticidade e a capacidade dos vasos para fazer circular o sangue. Destaca-se também que o café age como estimulante e aumenta o metabolismo. O que responde ao terceiro mito: o café provoca celulite? O café é considerado um diurético natural, baixo em calorias. Se tomado sem açúcar, claro.

Tantas chávenas, mitos e estudos depois resta concluir que o café não só não faz mal como pode ser um ótimo aliado. Tudo com conta, peso e medida.

Comentários

comentários