“Sentar é o novo fumar”

Já sabíamos que uma vida sedentária não é benéfica para a saúde. Mas a verdade é que a posição sentada faz parte do nosso dia-a-dia. Ora vejamos: sentado à mesa do pequeno-almoço, sentado no carro ou nos transportes públicos, sentado no trabalho, sentado a almoçar, sentado a voltar para casa, sentado a ver televisão ou ao computador, sentado a jantar. E foi provavelmente sentado que James Levine, director da Mayo Clinic disse, em entrevista ao jornal Los Angeles Times, que “estar sentado é mais perigoso que fumar, mata mais pessoas que o VIH e é mais arriscado que fazer paraquedismo”.

É assustador. E o pior é que há mais estudos que o comprovam: estar um dia inteiro sentado duplica o risco de diabetes, aumenta a probabilidade de doença cardíaca, está associado a vários cancros. A Organização Mundial de Saúde revela mesmo que esta é a quarta maior causa de morte em adultos em todo o mundo. Mais: um estudo de um dos principais jornais de medicina, o Annals of Internal Medicine, concluiu que a vida sedentária está sem sombra de dúvida associada à deterioração da saúde, mesmo incluindo exercício físico.

Ainda assim, está nas nossas mãos fazer algumas, pequenas, alterações no dia-a-dia para melhorar a saúde e qualidade de vida. Levantar-se de vez em quando para esticar as pernas já é um começo. Manter uma postura correta enquanto está sentado também é importante. Vale tudo. Menos estar sentado!

Comentários

comentários