… de Portugal

No dia 10 de junho celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O dia da língua portuguesa e do cidadão nacional é por isso celebrado com muitas atividades desde desfiles, demonstrações militares a entregas de medalhas de mérito.

Este ano há especial destaque para a diáspora face a edições anteriores. Aliás, este será o primeiro 10 de junho comemorado fora de Portugal e junto das comunidades, visto que o Presidente da República optou por centrar uma boa parte das celebrações públicas da efeméride em França.

Hoje, Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro, António Costa, chegam a Paris, onde têm encontro marcado no Eliseu com o presidente francês. Depois seguem para uma cerimónia na Câmara Municipal, onde serão condecorados portugueses que ajudaram vítimas do ataque terrorista ao Bataclan.

No dia seguinte, o Presidente condecora ainda portugueses e franceses com papéis importantes na ajuda aos emigrantes portugueses. Segue-se um almoço com representantes da comunidade portuguesa e, à tarde, uma homenagem aos soldados que combateram na I Guerra Mundial. À noite decorre um jantar com a Seleção Nacional.

Para Paris ficam reservadas visitas a várias exposições e a participação na festa da rádio lusófona Alfa.

 

(foto: RTP)

 

Comentários

comentários