Na hora de constituir família, há muitos fatores de peso. Tendo isso em conta, a Unicef divulgou o seu relatório sobre a Igualdade para as Crianças no qual enumera os melhores países do mundo para ter filhos. Portugal está entre eles, em 19º lugar.
Considerando as condições laborais e de segurança, os rendimentos, a educação e a saúde, o estudo considera a Dinamarca como o melhor país da Europa para casar e ter filhos, seguida da Finlândia e da Noruega.
“Portugal encontra-se em 19º lugar na tabela de classificação geral dos 35 países da UE/OCDE para todas as dimensões relativas às desigualdades acima mencionadas, imediatamente após os EUA e um lugar acima da Islândia”, lê-se no documento.
Nota positiva para a área da saúde, na qual Portugal se classificou como um dos países com melhores apoios e respostas clínicas e hospitalares aos cidadãos. No que diz respeito à educação, Portugal ficou a meio de uma tabela composta por outros 39 países.
Como aspetos negativos, a Unicef destaca o facto de Portugal ser o país em que as desigualdades em termos de alimentação saudável (consumo de fruta e vegetais) mais aumentaram (6,6 pontos percentuais entre 2002 e 2014). A isto junta-se a questão dos salários.
Confira a lista completa dos 20 melhores países para construir uma família:
1. Dinamarca;
2. Finlândia;
3. Noruega;
4. Suíça;
5. Áustria;
6. Países Baixos;
7. Irlanda;
8. Estónia;
9. Eslovénia;
10. Lituânia;
11. República Checa;
12. Croácia;
13. Austrália;
14. Alemanha;
15. Grécia;
16. Hungria;
17. Reino Unido;
18. Estados Unidos;
19. Portugal;
20. Islândia.