Os melhores países para constituir família: Portugal em 19º

Na hora de constituir família, há muitos fatores de peso. Tendo isso em conta, a Unicef divulgou o seu relatório sobre a Igualdade para as Crianças no qual enumera os melhores países do mundo para ter filhos. Portugal está entre eles, em 19º lugar.

Considerando as condições laborais e de segurança, os rendimentos, a educação e a saúde, o estudo considera a Dinamarca como o melhor país da Europa para casar e ter filhos, seguida da Finlândia e da Noruega.

“Portugal encontra-se em 19º lugar na tabela de classificação geral dos 35 países da UE/OCDE para todas as dimensões relativas às desigualdades acima mencionadas, imediatamente após os EUA e um lugar acima da Islândia”, lê-se no documento.

Nota positiva para a área da saúde, na qual Portugal se classificou como um dos países com melhores apoios e respostas clínicas e hospitalares aos cidadãos. No que diz respeito à educação, Portugal ficou a meio de uma tabela composta por outros 39 países.

Como aspetos negativos, a Unicef destaca o facto de Portugal ser o país em que as desigualdades em termos de alimentação saudável (consumo de fruta e vegetais) mais aumentaram (6,6 pontos percentuais entre 2002 e 2014). A isto junta-se a questão dos salários.

Confira a lista completa dos 20 melhores países para construir uma família:

1. Dinamarca;

2. Finlândia;

3. Noruega;

4. Suíça;

5. Áustria;

6. Países Baixos;

7. Irlanda;

8. Estónia;

9. Eslovénia;

10. Lituânia;

11. República Checa;

12. Croácia;

13. Austrália;

14. Alemanha;

15. Grécia;

16. Hungria;

17. Reino Unido;

18. Estados Unidos;

19. Portugal;

20. Islândia.

Comentários

comentários