Quem quer viver em Cohousing

Esta nova forma de viver em comunidade surgiu na década de 1970 na Dinamarca e apresenta-se uma alternativa ao modelo de habitat tradicional. Nasceu porque um grupo de famílias ansiava por uma vizinhança mais próxima e bem diferente daquela que existe geralmente nos subúrbios ou nos grandes centros urbanos.

Apesar de existirem vários tipos de cohousing, todos partilham alguns elementos arquitetónicos e sociais. Por exemplo, quando um determinado projeto residencial está a avançar, todos os futuros residentes devem participar no respetivo planeamento, sendo todos responsáveis pela sua manutenção. E mais: decisões de interesse da comunidade são tomadas em encontros entre os moradores e impera o consenso.

Na prática, os moradores têm casas individuais privadas, mas dispõem de espaços comuns que são considerados complementos das suas áreas privadas. O objetivo é aproximar os moradores, diminuir o custo de vida, promover o sentimento de partilha e reciclar recursos, por exemplo.

Este espírito de viver em solidariedade parece ainda não ter muitos adeptos em Portugal, mas já chegou em força ao Brasil e a Espanha, entre outros países.

 

Comentários

comentários