Um balde de água fria!

Também participou no desafio?

Foi uma onda que levou milhares de pessoas a despejarem sobre si baldes de água fria. As redes sociais comprovam o sucesso do desafio que nem por isso fez sentido para todos… Agora, os resultados chegaram.

A campanha visava alertar (e angariar fundos para estudar e combater) para a esclerose lateral amiotrófica ou, ELA. Em Portugal, a campanha rendeu cerca de 100 mil euros e há investigadores portugueses envolvidos em descobertas feitas por redes internacionais que angariaram milhões com a “brincadeira”

No total, foram cerca de 115 milhões de dólares (quase 105 milhões de euros) angariados com o Desafio do Balde de Gelo para a Associação ELA (dos EUA). Foram também muitas as figuras públicas que aderiram. Por cá, José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Luís Borges, Sara Sampaio ou Diana chaves, também aceitaram o desafio e provaram-no nas redes sociais. A boa notícia é que na última edição da revista Nature Genetics saíram dois estudos sobre a raiz genética desta doença que afecta milhões. Um deles contou com a participação de dois cientistas portugueses do Instituto de Medicina Molecular (IMM) e do Departamento de Neurociências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

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