Por que deve continuar a enviar currículos no verão

Está desempregado/a? Então deixe passar o verão e depois volte a enviar CVs. Errado. Afinal a silly season pode ser uma excelente época para procurar trabalho, garante Rui Moita. O especialista em Recursos Humanos partilha com Júlia- De Bem com a Vida algumas dicas essenciais sobre como e porquê procurar emprego nos meses quentes.

  • Vai enfrentar menos competição… A “mensagem” é de que os trabalhos no verão são difíceis de encontrar. Sendo assim, alguns acabam por desistir, sem sequer tentar.
  • A perceção de que as empresas param os processos de selecção e contratações no verão é um mito. Na verdade, as empresas continuam na busca não só de potenciais candidatos como também estão de facto a preencher vagas.
  • Irá, de forma natural, porque as situações assim o exigem, melhorar e desenvolver as suas capacidades e competências nas entrevistas de emprego. Aprender a preparação adequada e a própria atitude e posturas numa entrevista, são certamente aptidões que irá usar sempre. Mais ainda, porque é a ordem natural nestas situações, irá lidar melhor com a rejeição.
  • Vai aprender algo sobre si mesmo. Optou por um trabalho que não era a sua primeira escolha? Pode descobrir uma nova habilidade ou interesse que você nunca soube que tinha.  Foi-lhe oferecido o trabalho perfeito, o emprego que sempre sonhou? Mais não seja, a sua auto-estima sobe e por mérito próprio! E se nada funcionou? Há sempre a hipótese de que o empreendedor que há em todos nós, se manifeste e decida avançar com o seu próprio negócio.
  • Irá empurrar os limites da sua zona de conforto. Sim, é muito mais fácil ficar em casa ou ir à praia como os seus amigos que estão efectivamente de férias… Mas ir à procura de emprego, forçá-lo-á a sair dessa zona de conforto, numa experiência totalmente nova. E nunca podemos antecipar o que vamos encontrar.
  • Não conseguiu o emprego desejado, porque não experimentar o voluntariado? É uma óptima forma de ganhar experiência, de levar um real valor acrescentado à causa que escolhe e não menos verdade, acrescenta algo ao seu currículo, que hoje em dia é manifestamente reconhecido.
  • A mensagem base é que os empregos de verão existem e você apenas tem de tentar. E tentar algo de novo. Porque no final, não tem mesmo nada a perder e muito a ganhar, por comparação.
  • Seja o primeiro, tome a iniciativa! Ganhe e construa uma nova confiança, a sua! Aproveite as oportunidades que lhe possam surgir, para explorar as suas competências, identificar os seus pontos de melhoria, ajustar o que realmente gostaria de fazer. Uma oportunidade para aprender ou desenvolver novas competências profissionais. Apenas tentando e experimentando, conseguirá ter uma noção mais exata e real.
  • É certamente um período que para a maioria significa um merecido descanso. Mas quer esteja na busca de um primeiro trabalho, mesmo em part-time, quer um novo desafio e especialmente para os que se encontram desempregados, o verão não pode nem deve ser descartado. De facto, é um momento tão oportuno como outro, quiçá até mais, para iniciar ou continuar a sua pesquisa. Mesmo quando as temperaturas são mais elevadas e o incentivam a ter outras prioridades…
Rui Moita é Diretor Executivo da Esprit de Corps, empresa de consultoria de Recursos Humanos especialmente vocacionada para as Start Ups e PMEs.

Comentários

comentários