Dois ingredientes garantem a felicidade do casal

Conhecido como o “Psicólogo das Relações”, John Gottman passou a vida a estudar os relacionamentos amorosos com todas as suas vitórias e fracassos. Após analisar 130 casais com uma equipa de investigadores, definiu dois ingredientes essenciais nas relações duradouras: bondade e generosidade.

O estudo foi dividido em duas partes separadas por seis anos. A análise foi levada a cabo no “Lab Love” da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Na primeira fase os casais (recém-casados) foram ligados a elétrodos enquanto respondiam a questões sobre os seus relacionamentos. A segunda fase, seis anos mais tarde, levou os investigadores a retomar contacto com os mesmos 130 casais para perceberem se ainda continuavam juntos.
Segundo as conclusões, a generosidade é fundamental num relacionamento. A escolha do tom de resposta, mesmo em questões rotineiras, é decisiva para o futuro e qualidade das relações.
Uma resposta num tom bondoso pode transmitir mais interesse pelos gostos do parceiro, fortalecendo a conexão entre ambos. Pelo contrário, responder num tom indiferente ou agressivo transmite desinteresse. São estas interações do quotidiano que determinam a longevidade e o bem-estar do matrimónio, acredita Gottman.

Comentários

comentários