Bons conselhos: Asma e estabelecimentos termais

Recomendaram-me frequentar umas termas para aliviar a minha asma? Quais me recomenda e quais as melhores alturas para ir?

 

Alergologia

Bons conselhos: Asma e estabelecimentos termais Susana-Marques_alergologia

Susana Marques
Médica especialista em Imunoalergologia
[email protected]
Clínica Dra. Helena Simões, Lisboa

 

 

A legislação em vigor em Portugal reconhece os estabelecimentos termais como unidades prestadoras de cuidados de saúde e aprova as indicações terapêuticas atribuídas às águas minerais naturais. O tratamento termal visa aproveitar a água e os seus elementos físico-químicos, proporcionando benefícios para a saúde.

A asma brônquica é uma das indicações terapêuticas para frequentar uma estância termal.

O benefício clínico depende muito das características de cada paciente, bem como das patologias concomitantes, devendo por isso o tratamento ser realizado após aconselhamento médico. Os efeitos da terapia termal podem traduzir-se na redução do número de crises e do uso de fármacos, melhorando assim o bem-estar e a qualidade de vida do paciente.

Existem cerca de 35 estâncias termais em Portugal, devendo a escolha ser baseada no tipo de água termal. As águas sulfúreas e as bicarbonatadas sódicas são as mais indicadas na asma. As primeiras porque promovem a defesa da mucosa brônquica e restauram as características do muco, e as segundas têm um efeito descongestionante.

A terapia termal está contraindicada durante doenças agudas ou agudizações de doenças crónicas.

Os tratamentos podem ser realizados em qualquer altura do ano, dependendo da disponibilidade de cada paciente e da sua estabilização clínica.

Não esquecer, no entanto, que a terapia termal deve ser encarada como um tratamento adjuvante mas não substitutivo do tratamento farmacológico.

 

Comentários

comentários