Quais as 13 melhores cidades do mundo para trabalhar?

A pensar em mudar de emprego?

França lidera o ranking, com duas opções, e Portugal, zero. O site especializado em negócios Expert Market decidiu pesquisar as cidades que a nível mundial oferecem o maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal. E reuniram 13 exemplos: 13 lugares onde se trabalha menos de 33,5 horas por semana.

 Sente que não tem tempo para si e que vive para trabalhar? Não será a única pessoa a chegar todos os dias a casa, exausta, com o computador para ligar e chamadas para devolver. O que fazer? Pode sempre mudar de cidade, sugere a pesquisa da Expert Market, que concluiu que os 13 lugares do mundo com um maior equilíbrio entre trabalho e lazer são as cidades onde a carga horária não ultrapassa as 33,5 horas por semana. Portugal, com as suas atuais 40 horas semanais… ficou excluído.

 

 

  1. Paris, França − 30,84 horas

Menos de 31 horas por semana. Os parisienses conseguem esta proeza: 1603,8 horas por ano. Os franceses gostam de viver devagar. Por isso, as horas de almoço são longas, e a pesquisa refere ainda as pausas para lanche como um aspeto positivo.

 

  1. Lyon, França − 31,36 horas
    Sim, os parisienses conseguem melhor, mas 1630 horas por ano, com uma média de 28,5 dias de férias, não fica muito atrás.

 

  1. Moscovo, Rússia − 31,66 horas
    A capital da Rússia proporciona 1646 horas anuais, mas a média é de 31 dias de férias. É o centro económico do país e está em constante crescimento.

 

 

  1. Helsínquia, Finlândia − 31,91 horas

Os trabalhadores da capital finlandesa trabalham menos 14% do que a população global avaliada. São menos de seis horas e meia diárias numa semana de cinco dias.

 

  1. Viena, Áustria − 32,27 horas
    Vinte e sete dias de férias anuais na cidade que se destaca por ter uma das redes de transportes mais bem organizadas, com mais de 4500 paragens, o que facilita as deslocações entre trabalho e casa.

 

  1. Milão, Itália − 32,52 horas
    Parecem ser os trabalhadores mais relax de toda a Itália. Será por terem um dos sistemas de saúde mais bem organizados?, perguntamos.
  2. Copenhaga, Dinamarca − 32,64 horas
    Recentemente foi reconhecida como a 9.ª cidade do mundo com a melhor qualidade de vida. É mais um ponto a favor.

 

  1. Luxemburgo, Luxemburgo − 32,75 horas
    Num dos países mais pequenos da Europa, os trabalhadores despendem para a carreira apenas 1703 horas por ano, com 31 dias de férias. Bónus: é dos países com salário mínimo mais elevado.

 

 

  1. Vilnius, Lituânia − 33 horas
    Menos de sete horas diárias, numa semana de cinco dias, é quanto se trabalha na capital da Lituânia.
  2. Bruxelas, Bélgica − 33,02 horas
    Apesar de apenas 18 dias de férias por ano (o número mais baixo da tabela), aqui trabalha-se 1717 horas anuais.

 

  1. Munique, Alemanha − 33,1 horas
    São 29 dias de férias por ano para aproveitar o tempo livre e as festas como a famosa Oktoberfest, um evento que já vai na sua 183.ª edição.

 

  1. Amesterdão, Holanda − 33,20 horas
    No país da legalização da prostituição (as prostitutas pagam impostos) e da tolerância ao consumo de drogas leves, trabalha-se menos 165 horas do que a média mundial em análise.

 

  1. Madrid, Espanha − 33,28 horas
    Vai uma siesta?

 

Por: Marta Amorim

 

 

Comentários

comentários