Bons conselhos: raios-X no dentista

Os raios-X que se realizam no dentista são seguros?

Saiba a resposta do nosso médico dentista, Luís Serrão. 

Bons conselhos: raios-X no dentista luis-serrao_dentista

Estomatologia

Luís Serrão
Médico Dentista
Especialista em Ortodontia e Implantologia.

 

 

Os raios-X que se realizam no dentista são seguros?

Cada vez mais, existem critérios para a realização de exames radiológicos. É incorreto expor o paciente às radiações “só para ver se existe alguma coisa”. A American Dental Association (ADA) recomenda que estes exames sejam efetuados com base nos achados do exame clínico.

A quantidade de radiação absorvida por um tecido é medida em rad. Para termos alguma noção do nível de radiação que está em questão, ficam aqui alguns valores referentes à radiologia convencional.

Radiografia ao tórax: 0,01 rad
Voo intercontinental: 0,005 rad
Tomografia Axial Computorizada (TAC): 1 rad
Radiografia intraoral (dentista): 0,00001 rad

Os exames radiográficos estão indicados no estudo de: cáries, doenças periodontais, alterações da oclusão, endodontias, entre outros. Depois de estabelecer a indicação da realização do exame, o dentista deve ponderar qual o exame mais apropriado para as necessidades do paciente.

As radiografias intraorais podem ser: periapicais (mostram o dente e o osso que o rodeia), interproximais (mostram a face coronária da dentição maxilar e mandibular de uma determinada região) e oclusais. Nas radiografias extraorais, a mais frequentemente usada é a panorâmica.
Atualmente a radiologia convencional foi abolida e usa-se exclusivamente a radiologia digital. O desenvolvimento da radiologia digital eliminou a necessidade de procedimentos químicos para revelar a película e diminuiu em quase 90% a dose de radiação necessária, bem como o tempo de exposição, possibilitando ainda ajustes na imagem.
Podemos assim afirmar que os Rx realizados no dentista são seguros.

 

Comentários

comentários