depressao-natal

Os porquês das depressões festivas

 

Festa e depressão não são palavras que costumamos conjugar na mesma frase.

Mas a verdade é que há quem se sinta mais triste e ansioso nesta época do ano. Porquê? Júlia – De Bem com a Vida foi averiguar.

A família reunida, a lareira acesa, a árvore de Natal a piscar, os embrulhos bonitos junto ao presépio, a mesa posta e farta em iguarias salgadas e doces, o reencontro com familiares, as histórias dos avós, as gargalhadas, as correrias dos mais pequenos. Quente, aconchegante. Nem sempre. O mês de dezembro pode ser, na verdade, particularmente difícil para quem lida com perdas, divórcio, afastamento familiar, solidão. E para estes o Natal funciona como um doloroso despertador das memórias de alegria e de amor que outrora existiram mas que estão atualmente em falta. Os americanos chamam-lhe holiday depression e os especialistas das mais variadas áreas apontam caminhos para sair desta depressão.

O que não deve fazer no Natal

Criar expectativas irrealistas

Esperar por uma noite de Natal perfeita pode colocar as pessoas numa situação vulnerável a desilusões. Especialmente no que toca à família, é importante gerir expectativas e não desejar que tudo seja idílico. Sobretudo se houver conflitos na família ou a experiência da perda recente de um ente querido. Colocar pressão na família e esperar que todos estejam alegres pode levar a desapontamentos. Estar ciente e grato do que se tem, tirar umas férias ou simplesmente estabelecer metas para o novo ano pode ajudar a combater um Natal deprimente.

Tentar fazer demasiado

Planear a melhor noite de Natal, decorar a casa para receber a família, tentar aceitar todos os convites para eventos, comprar toda a comida, escolher a roupa para a família inteira… Basta! Viver o Natal em roda-viva é meio caminho andado para nem se aperceber de que… afinal já passou. Além disso, quem é propenso a ansiedade, o stress e a falta de sono podem ter um impacto significativo no humor. O medo de não conseguir fazer tudo e estar presente em todo o lado pode encaminhar para a depressão.

Comparar

Pensar que tem uma família menos perfeita do que a dos outros ou que simplesmente a sua árvore de Natal não está tão composta como a da sua amiga que colocou uma fotografia no Facebook pode aumentar sentimentos de tristeza. Todas as famílias são diferentes e nenhuma é perfeita.

Desleixar


Dezembro pode ser um mês muito preenchido para muitos. Deadlines apertadas, uma lista interminável de to-do antes de o ano terminar, uma agenda preenchida de eventos sociais. Tudo isso leva a que deixemos de parte algumas rotinas saudáveis e felizes como a ida ao ginásio, aquele momento em frente à televisão a ver uma série ou mesmo cozinhar refeições mais caseiras e saudáveis. Mantenha a calma e controle o stress.

Comentários

comentários