Marcela-Forjaz

Bons Conselhos: Menopausa

O nosso quadro de especialistas tem bons conselhos para as suas questões de saúde, alimentação, jurídicas, finanças pessoais, maquilhagem, psicologia, antienvelhecimento, entre outras áreas, que contribuem no dia a dia para o seu bem-estar.

Envie-nos as suas perguntas para [email protected].

Além de sentir a pele mais seca, também tenho notado uma secura vaginal não habitual. Poderá ser sintoma da menopausa? Há soluções?

Pois, também a pele e muscosas têm recetores para os estrogénios, e estes são em grande parte responsáveis pelo seu aspeto suave, macio, pela sua turgescência e elasticidade. Na ausência de estrogénios, com o tempo, a pele fica mais seca e as rugas multiplicam-se, as mucosas − nomeadamente a vaginal − ficam também secas e pouco elásticas. Trinta por cento das mulheres terão secura vaginal três anos após a menopausa, com o desconforto que isso implica na atividade sexual. Como resolver isto? Terapêutica hormonal de substituição ou, para quem não o desejar (ou não puder), um bom hidratante corporal associado a um hidratante vaginal (ou mesmo estrogénios vaginais) farão toda a diferença. É como vou dizendo: quase tudo tem remédio!

Marcela Forjaz
Ginecologista e Obstetra
Autora de Estas hormonas deixam-me louca!

Comentários

comentários