cafeína

Cafeína pode ajudar contra infeções e doenças do coração

Um novo estudo sugere que o café poderá ter um efeito protetor contra inflamações e doenças do foro cardiovascular à medida que envelhecemos e pode até ajudar a aumentar a esperança média de vida.

Para o estudo, foram analisados dados de cerca de 100 pessoas. 

A equipa de Stanford University School of Medicine, estudou durante cerca de 10 anos análises de sangue e historiais familiares de mais de 100 indivíduos que se dividem em dois grupos. O primeiro, de participantes saudáveis entre os 20 e os 30 anos. O segundo, de pessoas de 60 ou mais anos. Os investigadores compararam sangue retirado de ambos os grupos de forma a perceber quais os genes especialmente ativos em pessoas mais velhas e encontraram ADN responsável pela produção de uma proteína inflamatória, a IL-1 beta. As conclusões mostraram também que, quanto mais anos de vida o indivíduo possui, mais os “genes inflamatórios” trabalhavam.

A maioria das doenças da idade não são realmente da idade, mas sim provocadas pela inflamação

explica David Furman, que lidera o estudo.

E é exatamente aqui que entra o café. O estudo mostrou que, mesmo entre os mais velhos, alguns tinham esses genes menos ativos que outros. E os idosos com baixo processo inflamatório consumiam café com regularidade. Concluiu-se que a cafeína e outros componentes da bebida inibem o circuito inflamatório.

Tem portanto, boas razões para o consumo moderado de café, uma das bebidas mais consumidas pelos portugueses.

 

Comentários

comentários