Conheça Oymyakon, onde já marcou -71,2ºC, a temperatura mais baixa de sempre

Acha que está frio em Portugal? Então imagine nesta localidade a leste da Sibéria que é conhecida por registar as mais baixas temperaturas de sempre.

A média de temperatura em janeiro é de -50ºC

Se visitar esta localidade, lembre-se de não desligar o carro. Porquê? Porque quando o ligar o combustível pode estar congelado. Isto porque pode congelar a temperaturas abaixo dos -45ºC, o que não é anormal nesta localidade com cerca de 500 habitantes.

O recorde aconteceu no dia 26 de janeiro de 1926 quando o termómetro marcou 71,2 graus abaixo de zero.

Quando as temperaturas ficam abaixo dos -52ºC, as crianças não vão à escola. Mas só aí. E estas não são temperaturas irregulares de dezembro a março, é normal.

Ali, naquele lugar de temperaturas gélidas, as pessoas permanecem em casa e saem apenas quando necessário. No entanto, o necessário também é cada vez que precisam de ir à casa de banho. Mas porque têm de sair de casa para poder ir à casa de banho? É que ali a canalização não faz grande sentido, pelo que as casas de banho costumam ser do lado de fora da casa. No entanto, o aquecimento nas casas é disponibilizado através de uma central térmica a carvão que funciona 24 horas por dia.

Em auxílio ao aquecimento, os homens costumam beber vodka, nos poucos locais que existem para o fazer.

Outra das curiosidades de Oymyakon é que um funeral pode demorar três dias para acontecer porque se tem de fazer fogo no chão para que o solo descongele.

Aqui, pode ver fotos do local.

 

 

Comentários

comentários