cogumelos

Cogumelos podem ajudar contra a demência e Alzheimer

Uma dieta rica em cogumelos pode ajudar a evitar a doença de demência, afirma um novo estudo.

Um estudo sobre 11 tipos diferentes de cogumelos mostra que este alimento constitui uma mais-valia para a massa cinzenta do cérebro.

Se razões lhe faltavam para introduzir os (deliciosos) cogumelos na sua dieta, aqui as tem. O consumo deste alimento que pertence ao reino Fungi aumenta a produção de um químico chamado NGF (nerve growth factor), em português, fator de crescimento nervoso. O estudo foi lançado na edição de janeiro da do Journal of Medicinal Food e a pesquisa sugere que os cogumelos “podem ser uma prevenção contra o desenvolvimento da doença de Alzheimer”. “O consumo regular de cogumelos pode reduzir ou atrasar o desenvolvimento da neurodegeneração relacionada com a idade”, afirma o professor Vikineswary Sabaratnam da Malaya Universidade em Kuala Lumpur.

Um tipo específico de cogumelo, o H. erinaceus, comumente conhecido como cogumelo Juba de Leão,  mostrou ajudar no combate à demência em pessoas entre os 50 e os 80 anos. Já o Cordycep, também um tipo de cogumelo, apresentou altos valores de propriedades anti-inflamatórias que podem prevenir a perda de memória. O Reishi ( Ganoderma lucidum) apelidado de “Erva de Deus”, melhora as funções cognitivas.

 

 

Comentários

comentários