Usa água suficiente para cozer o arroz?

Cozer o arroz em pouca água para que fique “soltinho” pode estar a pôr em causa o alimento que confeciona e a sua saúde.

Se tem por hábito fazer a cozedura normal do arroz com pouca água, deixando-a ferver por completo, não temos boas notícias para lhe dar. Um estudo recente mostra que este método de confeção pode expor o consumidor a resíduos de arsénico, um elemento tóxico que contamina o arroz ainda durante a fase de plantação.

O arsénio está no arroz como resultado dos contaminantes industriais e pesticidas que foram usados no passado e que, segundo os estudos, podem permanecer por décadas nos campos onde o arroz é cultivado.

De acordo com a investigação apresentada no programa “Trust me, I’m a Doctor”, da BBC, este elemento químico contamina o arroz enquanto este está a fazer no tacho. Andy Meharg, professor de ciências biológicas na Universidade Queens de Belfast, testou três formas de cozinhar arroz no programa da BBC para ver qual provocava alterações nos níveis de arsénico.

Primeiro, cozinhou uma porção de arroz com duas de água e a água foi absorvida ou evaporada durante a cozedura. Apesar de esta ser a forma mais comum de preparar o arroz, é a menos aconselhável de acordo com a experiência.

Em seguida, o professor experimentou confecionar uma porção de arroz com 5 porções de água e depois escorrer o arroz. Com este método, praticamente não se verificaram vestígios de arsénico.

E, por último, a hipótese mais saudável, embora não tão prática: cozinhar uma porção de arroz com 5 porções de água e deixar o arroz de molho durante a noite. Esta medida reduziu os níveis de arsénico em cerca de 80%.

Para Andy Meharg, a terceira hipótese é a ideal, pois embora possa comprometer o sabor do alimento, não prejudica tanto a sua saúde.

Comentários

comentários