O primeiro eclipse lunar do ano é já hoje

A noite de hoje vai ser especial e não é só porque o fim-de-semana chegou. Entre uma lua cheia, um eclipse e um cometa, não é má ideia perder uns minutos a olhar para o céu.

Mesmo que já tenha planos para a primeira noite do fim-de-semana, hoje há um espetáculo que não pode perder. Entre as 22h34 e as 2h53, a mais de 384 mil quilómetros acima dos nossos olhos, algo de extraordinário vai acontecer no céu.

Tudo começa com uma lua cheia especial. Por acontecer em fevereiro, durante a época que normalmente mais neva, este fenómeno conhecido nos países mais frios como “Lua de Neve” vai permitir-lhe observar e captar imagens deslumbrantes.

E como se não bastasse a “Lua de Neve”, a noite será ainda mais especial com a ocorrência do primeiro eclipse lunar do ano. O eclipse penumbral da lua previsto é parcial, o que significa que a sombra da Terra não vai cobrir toda a superfície da Lua.

Este fenómeno ocorre quando a lua entra na região da penumbra da Terra e será visível de formas distintas e a diferentes horas, conforme o local do globo a partir do qual é observado. Em Portugal, o eclipse começa às 22h34 de sexta-feira, tem o seu pico às 00h43 de sábado e termina às 02h53.

Mas as surpresas não terminam aqui. Depois do eclipse, às primeiras horas da madrugada de sábado, continue a olhar para o céu e procure por uma luz esverdeada com uma cauda. O cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova, que já foi visível no final do último ano, vai aproximar-se do planeta Terra, passando mais perto do que qualquer outro cometa desde há 30 anos.

Esperava-se que esta aproximação ao planeta pudesse ser observada em melhores condições, mas no último mês o cometa perdeu densidade e o rasto verde que o caracterizava, o que dificilmente o tornará visível a olho nu. Por isso, se não quer perder a oportunidade de observar este fenómeno, o melhor é começar à procura dos binóculos ou montar o telescópio junto da janela ou na varanda.

Comentários

comentários