Séries

Cerca de metade dos portugueses já foram infiéis… ao ver séries de televisão

Calma, não é o tipo de traição que está a pensar. Um estudo da Netflix, um serviço online de streaming, revela que cerca de 45% dos portugueses que veem séries em casal, já traíram os seus parceiros e viram episódios sem a sua companhia.

Nenhuma relação está a salvo. E mesmo a fidelidade entre companheiros de streaming também não escapa a traições. A tentação de ver um episódio atrás do outro originou, em 2013, o fenómeno “Netflix Cheating”, que diz respeito ao momento em que alguém não consegue esperar pelo parceiro para ver uma determinada série em conjunto.

Quatro anos mais tarde, o fenómeno tornou-se num comportamento comum em todo o mundo, continuando a aumentar com 60% dos consumidores a revelarem que cometeriam mais traições se soubessem que não seriam apanhados, como refere o estudo divulgado pelo canal de streaming Netflix.

De acordo com a investigação, quase metade (46%) dos casais em todo o mundo já quebraram a tradição de esperar pelo companheiro de maratona televisiva para continuar a seguir uma série. Portugal não foge à média mundial e é um dos mais fiéis da Europa, havendo 45% de espectadores que não conseguiu esperar pela sua “cara-metade” para ver os próximos episódios de uma série.

E depois da primeira traição, já não é possível parar: 81% dos traidores são reincidentes e 44% já o fizeram 3 vezes ou mais. Neste caso, em Portugal, apesar de trairmos menos, a percentagem de reincidentes é mais elevada e sobe para 86% e mais de metade (51%) já traiu 3 vezes ou mais.

O estudo foi realizado através de um inquérito do SurveyMonkey que recolheu 30267 respostas entre 20 e 31 de Dezembro de 2016. A amostragem representa a população adulta que consome televisão no serviço de vídeo on-demand em países como os Estados Unidos, a Nova Zelândia, o Brasil, o Japão, a Índia, a Coreia do Sul, a Alemanha ou a França.

Brasil e México no Top dos países mais infiéis

Entre os “maiores traidores” estão o Brasil e o México, onde respetivamente 58% e 57% dos casais de streaming já traíram os parceiros. Mas ainda há esperança para alguns países. A Holanda (73%), a Alemanha (65%) e a Polónia (60%) encontram-se no pódio dos espectadores mais fiéis. Portugal fica a meio da tabela, com 55% dos casais a afirmar que não cometeram “infidelidades” com a Netflix.

Os números do inquérito apontam que 25% das traições acontecem quando o companheiro(a) de séries adormece mesmo ao lado do Netflix Cheater. Mas esta “traição” não é consensual. Mundialmente metade considera que “traição a dormir” não conta (53%) e em Portugal esse sentimento sobe para 76%. Mas nem todos veem isso da mesma forma. Os chilenos, por exemplo, não acham que seja importante, mas para os japoneses é imperdoável.

As séries que causam mais “traições” a nível mundial são The Walking Dead, Breaking Bad, American Horror Story,House of Cards, Narcos e Stranger Things.

Já em Portugal, o Top 5 das séries que provocam mais “infidelidades” dos parceiros de streaming é composto por uma mistura entre comédia e drama, onde A Teoria do Big Bang é o grande campeão. Seguem-se depois The Walking Dead, Narcos, Foi Assim que Aconteceu e Uma Família Muito Moderna.

Na tentativa de justificar o comportamento, pouco mais de 60% dos entrevistados explicaram que “as séries são tão boas que não conseguimos parar de assistir”.

E, você, consegue resistir a uma boa maratona televisiva ou faz parte do grupo de pessoas que cometem esta indiscrição?

Comentários

comentários