Hoje é Dia Mundial do Sono

… Mundial do Sono

Dorme bem? A importância de uma noite bem dormida é fundamental para a nossa saúde e bem-estar. Neste dia a Associação Portuguesa do Sono recorda que a qualidade de vida dos que têm perturbações do sono pode ser melhorada.

Uma boa noite do sono é essencial para que se sinta bem-disposta e ativa no dia seguinte. Dormir bem aumenta a qualidade de vida, o estado de saúde e deixa-nos aptas para os desafios do quotidiano. Mas nem sempre damos a devida importância a uma boa noite de sono… e devíamos!

Tão importante quanto a nutrição ou o exercício físico, o sono tem impacto sobre todos os aspetos da vida e a sua má qualidade pode ser responsável pelo aparecimento de várias doenças orgânicas ou psicológicas. No entanto, não desespere. Temos boas notícias para si.

No âmbito do Dia Mundial do Sono, celebrado a 17 de março, este ano sob o lema “Durma profundamente, fortaleça a vida”, a Associação Portuguesa do Sono (APS) recorda que a qualidade de vida dos que têm perturbações do sono pode ser melhorada, mas para o conseguir é fundamental o prévio reconhecimento da importância do sono para a saúde e bem-estar. Ou seja, o primeiro passo para desfrutar a vida é reconhecer a importância de uma noite bem dormida.

Este ano, a APS junta-se uma vez mais às comemorações do Dia Mundial do Sono, uma organização da World Sleep Society, com uma campanha de sensibilização sobre os cuidados do sono com as crianças, adolescentes e adultos em aspetos tão diversos como o brincar, aprender, trabalhar, conduzir ou namorar: «Durma bem, desfrute a vida».

7 Mandamentos para uma boa noite de sono

Apesar de a maior parte das perturbações do sono poderem ser prevenidas ou tratadas, menos de um terço dos indivíduos afetados procura ajuda adequada. Se está farto de dar voltas e mais voltas na cama e não encontra o descanso desejado, existem algumas estratégias que podem ajudá-la a ter uma noite bem dormida. Eis algumas delas:

  1. Acorde todos os dias à mesma hora, independentemente de se ter deitado tarde, das horas que dormiu ou de ser fim-de-semana.
  2. Evite ingerir cafeína, álcool e refeições pesadas à noite.
  3. Pratique exercício físico regularmente para ajudar a aliviar parte da tensão acumulada ao longo do dia, mas evite treinar perto da hora de ir dormir.
  4. Crie um ambiente calmo e relaxante no local onde dorme, procurando manter o quarto escuro e fresco.
  5. Vá para a cama só quando tiver sono. Forçar o adormecer só aumenta a ansiedade e, em consequência, atrasa a hora de adormecer.
  6. Evite o uso de equipamentos eletrónicos à noite, como por exemplo, computadores, tablets e telemóveis.
  7. Se não tiver, procure adquirir um colchão e uma almofada confortáveis.

Comentários

comentários