Déjà Vu: Porque acontece?

Déjà Vu: Já te vi nalgum lado?

Já teve aquela sensação de estar a ver uma coisa repetida? O chamado déjà vu tem a capacidade de nos deixar a pensar.  O Psicólogo Tiago Pimentel falou comigo sobre isto.

Descubra o que é, e porque acontece.

O que é o Déjà vu?

Déjà vu é um termo francês para a expressão “Já visto” ou “eu já vi”. É uma experiência tão estranha quanto curiosa, sendo analisado por várias disciplinas, desde as mais místicas até às mais científicas.

Traduz-se pela vivência de uma sensação de estar a acontecer algo que já aconteceu. Os estudos mais recentes, na área da Neuro-ciência indicam que para se tratar de um Déjà vu terão que estar reunidos um conjunto de critérios:

1 – Incluir uma sensação de familiaridade

2 – Não existir nenhuma relação com um acontecimento passado

3 – Existir um conflito ente a familiaridade percebida e a novidade da situação.

Compreender o Déjà vu.

O Dr. Tiago contou-me que a psicologia lê este fenómeno à luz de uma função da nossa memória que é a recognição por familiaridade. Para perceber, é importante compreender como é que a nossa memória é estruturada: a nossa memória integra a memória sensorial (proveniente dos sentidos), a memória de curto prazo (imediata e de trabalho) e memória de longo prazo (declarativa e não declarativa).

A recognição é a capacidade de reconhecer um objeto, facto, rosto ou pessoa. É por isso vital para as funções mais básicas no dia a dia. A recognição pode ocorrer por recordação, por exemplo, ouvindo uma música e recordar de ter ouvido essa música ontem na rádio, ou por familiaridade, parecida com a recordação. No entanto, continuando com o exemplo da música, ouve-se a mesma música na rádio, essa música soa familiar, mas não se sabe exatamente de onde.

Gravidade do Déjà vu

Existem alguns estudos que tratam o Déjà vu enquanto fenómeno característico de quadros clínicos, enquanto elementos típicos de se verificarem. O que é certo é que a investigação em torno do fenómeno também sugere que este é um fenómeno transversal à população em geral. Basta perceber aqui quantas pessoas já viveram a sensação de déjà vu.

Comentários

comentários