Ranho: Porque é que o temos?

Ranho: Para que serve?

Ranho: é desagradável, de observar e de ter. No entanto, quando o frio chega ou mudam as temperaturas, é inevitável. Para que serve mesmo?

O Dr. Pedro Lopes explica.

No nosso organismo existem vários tipos de mucosas

Nos pulmões, no estômago, no cólon, no nariz e, nas mulheres, no colo do útero… Todas com funções diferentes que passam pela hidratação, defesa química, defesa bacteriológica e lubrificação.

As mucosas nasais são o revestimento das fossas nasais, as narinas. A principal função é a de produzir uma secreção transparente, chamada de muco, que bloqueia a entrada de corpos estranhos ao organismo, como as bactérias e poeiras. A mucosa do nariz e das vias respiratórias estão em constante actividade.

Então, porque é que, às vezes, estão em excesso, produzindo o dito ranho?

Vírus:

Quando temos gripe ou estamos constipados, significa que muitos vírus escaparam ao filtro nasal e entraram no nosso organismo através do sistema respiratório. Estes atacam as membranas nasais debilitando-as, aí entra em funcionamento o mecanismo de defesa do organismo que acelera a produção de mucosa. Esta vai servir para limpar e eliminar a presença das bactérias. É por isso que estas patologias e a mucosidade excessiva estão sempre “de mãos dadas”.

Reações alérgicas:

O processo alérgico é semelhante ao anterior. O nosso nariz vê-se inundado por substâncias que o nosso corpo considera tóxicas. O pólen, o pêlo das nossas mascotes ou o pó, são as mais comuns. A diferença é que estas não são contagiosas e o facto de espirrar não infeta as pessoas que estão ao redor.

Frio:

Ter excesso de mucosidade nasal não é sinónimo de constipação, gripe ou alergia. Esta também pode ser ativada pelas temperaturas baixas. Como? Neste caso, o corpo necessita que o ar que entra nos pulmões não esteja a uma temperatura muito baixa. Para isso, a circulação sanguínea é acelerada nas membranas que sustêm as mucosas nasais com o fim de aquecer as fossas nasais. Assim aquece-se o ar que entra nos pulmões, deixando-nos com uma grande quantidade de mucosa no nariz.

Choro:

Chorar também acelera a produção da mucosa nasal. Mas porquê? Bem, quando choramos não é só nos olhos, também choramos por dentro, numas “condutas” que passam por debaixo da pele que entram em contacto com a membrana nasal, a qual é estimulada e liberta mucosidade de uma forma mais veloz.

Mais causas:

Existem mais razões pelas quais o nosso nariz pode começar a “pingar”, entre elas alguns medicamentos, as comidas quentes e até o stress parece ser uma causa frequente do excesso da mucosidade nasal.

Comentários

comentários