Vhils: obra inaugurada nos Jardins de São Bento no 25 de Abril

Vhils: obra inaugurada nos Jardins de São Bento no 25 de Abril

António Costa inaugura a 25 de Abril uma obra do artista Vhils sobre a Revolução dos Cravos.

Esta será uma escultura com oito toneladas e estará exposta permanentemente nos jardins da residência oficial de S. Bento.

Os jardins estarão abertos ao público a partir das 14:30. Segundo o gabinete do primeiro-ministro, este será um dos momentos mais significativos do conjunto de atividades culturais da ocasião. A obra de Vhils (Alexandre Manuel Dias Farto) “foi concebida pelo artista plástico especificamente para este efeito”.

Esta escultura foi um convite de António Costa para produzir “uma peça que refletisse e comemorasse a Revolução de Abril e os ideais democráticos que ela representa”.

Uma referência atual em “street art”,  Vhils mencionou que o projeto envolveu 30 pessoas e demorou cerca de dois meses a ser terminada.

O peso da liberdade

“Aceitei esse convite com bastante humildade e sentido de responsabilidade. Apesar de não ter vivido o 25 de Abril, tanto a revolução como o sistema democrático que estabeleceu tiveram naturalmente um enorme impacto em mim e na minha geração.” Vhils, que nasceu em Lisboa em 1987, declarou à LUSA.

A escultura reúne dois símbolos icónicos: um cravo em representação de uma transição social e política manifestada pacificamente; e um rosto feminino, “que visa representar a República e os seus valores democráticos”.

“O próprio peso da peça (oito toneladas) também representa a relação de responsabilidade que temos para com o peso desta estrutura social e política”, referiu o artista.

Comentários

comentários