“Amar Pelos Dois” está este sábado na final do Festival Eurovisão da Canção. Temos Salvador!
O que diz o mundo sobre Salvador Sobral?
Espanha, El Pais – Salvador está entre “os dez favoritos a vencer o festival”.
Irlanda, Irish Examiner – Tema “literalmente perfeito”
Reino Unido, The Telegraph – Salvador Sobral “deixou o público a comer da palma da sua mão”
Austrália, site news.com.ao – Salvador “derreteu corações e provocou uma das maiores ovações com o seu tema Disney-jazz”.
Finalistas
Dinamarca, Hungria, Israel, Bulgária, Bielorrússia, Roménia, Noruega, Holanda, Áustria e Croácia competem com Salvador Sobral este sábado. A estes juntam-se a Ucrânia, que, sendo o anfitrião, tem acesso direto à final, assim como os “Big Five”, por serem os principais financiadores: Alemanha, França, Espanha, Itália e Reino Unido.
50% dos votos na meia final são dados pelo público. Os outros 50% vêm de um júri de cada participante.
Na meia final…
Salvador teve de chegar mais tarde devido aos seus problemas de saúde. A sua irmã e compositora da canção teve de o representar nos ensaios. Salvador cantou num palco secundário, rodeado de espetadores.
Por trás, um espetáculo gráfico a retratar uma floresta. E uma luz ténue que só era contrariada pelas luzes dos telemóveis a lembrar um céu estrelado.
A prestação do cantor ganhou fãs. A hashtag #Salvadorable (um misto entre Salvador e “adorable”, inglês para “adorável”) espalhou-se pelas redes sociais a nível internacional. Para além da sua voz e da sua canção, foi a sua candura, honestidade e pouco espalhafato que atraíram os votos dos outros países para o português. A escolha de uma canção na língua portuguesa também foi valorizada. Afinal, o lema da edição deste ano é “Celebrar a Diversidade”.