Dieta: Pão engorda?

Dieta: Perguntei a uma dietista – afinal o pão engorda?

Não sou muito de entrar em dieta, mas sei que dizem que o pão engorda. Mas, um alicerce da nossa alimentação mediterrânica, é um alimento muito completo, prático e saboroso.

Com o Verão, é normal que se queira perder uns quilinhos, por isso falei com a Dietista Patrícia Almeida Nunes, também autora do livro «Uma Especialista em Nutrição no Supermercado»

Patrícia Almeida Nunes disse-me que este alimento fornece “em média cerca de 300 calorias por 100 gramas” o que aconselha, como qualquer alimento, o seu consumo com moderação.

“É incorreto dizer que o pão engorda. Por ter hidratos de carbono complexos, dá saciedade e evita a fome a curto prazo,” diz. O importante é olhar para o que o acompanha. “Para ter uma ideia: 1 pão de mistura pequeno (45 g) tem em média 120 calorias. 10 g de manteiga têm aproximadamente 90 calorias.”

Outra questão é o tamanho. “Nem sempre se adquire um pão de mistura pequeno, mas sim um pão médio a grande (60 a 100 g).” Por isso, tenha também em atenção o peso da unidade do pão.

Se não conseguir resistir? “Dê preferência ao pão rico em fibra, conseguindo assim uma dupla vantagem: dá saciedade e melhora o trânsito intestinal. Moderação é palavra-chave.”

E aquele truque do pão torrado? Sempre tem menos calorias? “Desengane-se! Ao torrar o pão, apenas está a diminuir o seu teor em água, as calorias mantêm-se!”

Comentários

comentários