Jackie Kennedy assinava sempre com "Com todo o meu amor"

Jackie Kennedy: “Com todo o meu amor”

Foram leiloadas as cartas de amor descobertas recentemente numa casa de campo britânica. Mas estas não eram cartas de amor vulgares – eram trocas de correspondência entre Jackie Kennedy e o embaixador britânico David Ormsby-Gore.

Numa dessas cartas estava uma rejeição a um pedido de casamento.

O embaixador e a sua família terão sido bons amigos do casal Kennedy. No entanto, a tragédia caiu sobre JFK e Jackie, e igualmente aos Ormsby-Gores, tendo a esposa do embaixador, Sylvia, falecido pouco tempo depois do presidente dos EUA num acidente de viação. Matthew Haley, diretor de Livros e Manuscritos do leiloeiro inglês Bonhams, declara que são cartas de amor. “Acho que sim. A Jackie despedia-se sempre escrevendo ‘Com todo o meu amor’. Havia algo muito caloroso.”

A história, infelizmente, revela o final de uma amizade. Depois de Jackie se casar com Aristóteles Onassis, o magnata grego, Ormsby-Gore escreve uma carta amarga. “Ao ver a tua foto, choro quando olho para ela”, diz, mas acaba por não lha enviar.

“Tu e eu partilhámos tantas vidas e mortes e esperança e dor – iremos partilhá-las para sempre e estaremos sempre ligados por essa razão”, respondeu Jackie, referindo-se às viagens que fizeram juntos já viúvos. “Se alguma vez puder encontrar alguma tranquilidade, será com alguém que não faz parte do mundo do meu passado e da minha dor. Consigo encontrá-la agora, se o mundo nos deixar.”

Jackie, na altura Onassis − ou Jackie O. −, rejeita-o com: “És como se fosses o meu mais querido irmão – e mentor – como foste para o Jack.”

Jackie responde-lhe com alguma crueldade. No entanto, quando em 1985 David morre, ironicamente num acidente de viação, aos 66 anos, Jackie foi ao seu funeral.

As 18 cartas foram leiloadas numa coleção de 531 items. O leilão, no dia 29 de março, durou 10 horas e a coleção arrecadou o valor final de 2,6 milhões de libras (cerca de 2,4 milhões de euros).

Comentários

comentários