A difícil tarefa da maternidade

A difícil tarefa da maternidade

Cansada de julgamentos, mãe faz desabafo emotivo no Facebook sem imaginar que o seu post viesse a ter tanto sucesso como está a ter.

A maternidade não é uma tarefa fácil. E educar uma criança em plena era da Internet e das novas tecnologias pode ser ainda mais difícil, pois tornou-se muito mais fácil julgar tudo e todos. Foi a pensar nisso que Karen Johnson, uma mãe do Kansas, nos Estados Unidos da América, resolveu escrever um desabafo emotivo nas redes sociais, nunca pensando que esse post viesse a ter tanto sucesso um pouco por todo o mundo, como está a ter.

Karen escreveu um longo texto na sua página de Facebook, chamando a atenção para que as pessoas no geral, principalmente outras mães, deixem de criticar a vida alheia: “Amigas, tirei um peso de cima. A minha casa nunca está limpa nem arrumada. Tenho amigas com filhos cuja casa está sempre impecável. São melhores mães que eu? Não. Sou melhor mãe que elas? Também não.”

O que se segue é uma série de comparações do dia-a-dia. “Eu tenho uma amiga que deu à luz numa piscina na sala de estar da sua casa. Eu tive o meu filho numa cama de hospital após receber o fantástico presente da anestesia epidural. Nós as duas somos ótimas mães”, diz sobre o nascimento das crianças, um assunto em destaque no século XXI por causa da popularização dos partos humanizados.

Karen, que tem três filhos com idades compreendidas entre os 4 a os 8 anos, admite que, por vezes, bebe uma cerveja ou um copo de vinho em frente às crianças e que lhes dá, uma vez por outra, guloseimas ao pequeno-almoço.

E vai mais longe: “Serão as mães ‘a tempo inteiro’ melhores do que as mães trabalhadoras? Não! Serão as mães que trabalham melhores do que as mães ‘a tempo inteiro’? Também não. Serão as mães casadas melhores do que as mães solteiras? Não. És uma mãe melhor do que as outras porque levas os teus filhos numas férias exóticas? Não. Consegues ser uma boa mãe quando o mais próximo do conceito de férias que consegues é o parque infantil em frente de casa? Sim!”

No texto, esta mãe descreve ainda diferentes opções de vida no que toca, por exemplo, à dieta, à carreira, à televisão ou à amamentação – que muitas vezes diferem das de outras mães -, frisando que nenhuma delas é melhor do que as restantes.

No final da publicação Karen pede que se termine com a “guerra” entre mães: “E que tal se fizermos isto: descermos todas da montanha russa que é o julgamento e a opressão, nem que seja por um segundo, e conseguirmos apoiar-nos mais umas às outras?

Vamos admitir que a maternidade é difícil, que estamos todas a fazer um bom trabalho e que criar filhos é algo que exige demasiado de nós próprias, ok? Não era fantástico se fizéssemos isto? É só uma ideia.”, concluiu.

Ao que parece as palavras de Karen foram direitas ao coração de muitas mães e rapidamente o seu post tornou-se viral no mundo inteiro.

Comentários

comentários