The Inventors

Quem quer ser um inventor?

Não sabe como ocupar as crianças durante as férias? Este ano, além dos campos de férias, o projeto The Inventors convida miúdos e graúdos a tornarem-se inventores e aventurarem-se pelo mundo das experiências e invenções.

Paralelamente aos campos de férias, que estão a percorrer o país com diversas atividades de eletrónica, mecânica, programação e animação, o projeto The Inventors decidiu ir ao encontro das famílias e do público em geral através da organização de várias exposições e ateliers de entrada livre e participação gratuita. E prometem muitas invenções, inovação e tecnologia pensada exclusivamente para o público mais jovem.

Além de ser uma forma de ocupar as crianças nas férias, estimulando o seu gosto pela invenção, esta é também uma ocasião para os pais conhecerem e participarem em atividades, nas quais inscrevem os seus filhos, durante os campos de férias.

As iniciativas vão decorrer no Centro Comercial Oeiras Parque, em Oeiras, de 27 a 3 de setembro e no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica, em Almada, entre 28 de julho e março de 2018.

 

Exposições interativas e ateliers para toda a família

Se estiverem por Oeiras, no Centro Comercial Oeiras Parque, as famílias podem participar em ateliers e visitar duas zonas de exposição: “Física Divertida” e “Música e Som”. Na primeira vão encontrar canhões que disparam marshmallows, corridas de carros em madeirómedro, construções 3D e pontes, enquanto na segunda área vão poder descobrir projetos com guitarras e amplificadores que se podem desconstruir, caixas de música personalizáveis, um telégrafo e sintetizadores que analisam os sons produzidos. O horário de visita da zona de exposições é de segunda-feira a quinta-feira, das 13 às 19 horas, e sextas, sábados e domingos, das 11 às 19 horas.

Aqui não vão faltar também os espaços de atelier, para que pequenos e grandes cientistas possam “pôr a mão na massa” e fazer as suas próprias construções. Criar a sua própria música, construir uma ponte ou enviar uma mensagem por telégrafo são algumas das experiências nas quais pais e filhos vão ter a oportunidade de participar. Conheça a programação das atividades:

Eletrónica Analógica I | Construção de diferentes circuitos elétricos com breadboards, potenciómetros, LEDs, resistências e sensores
Datas: 28, 29 e 30 de Julho; 25, 26 e 27 Agosto

Eletrónica Analógica II | Criação de um candeeiro
Datas: 4, 5 e 6 de Agosto; 1, 2 e 3 Setembro

Física Divertida I | Construção de pontes
Datas: 11, 12 e 13 de Agosto

Física Divertida II | Construção de estruturas com a plataforma The Inventors
Datas: 18, 19 e 20 de Agosto

Por sua vez, na margem sul, quem passar por Almada também pode visitar a exposição “Almada Atlântica: Um mergulho no Oceano” no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica. A mostra da iniciativa da Câmara Municipal de Almada, que está integrada na Estratégia Local de Educação para a Sustentabilidade é composta por imagens e esculturas diversas, bem como por um quiz interativo e gigante sobre as espécies marítimas, desenvolvido pelo The Inventors.

Comentários

comentários