O TOP 5 de Nuno Lobito

O TOP 5 de Nuno Lobito

Já esteve em todos os países do mundo e é um dos portugueses mais viajados. Depois de mais de três décadas a palmilhar terras desconhecidas, o repórter fotográfico Nuno Lobito revela-nos os seus cinco destinos de eleição.

O homem, que já visitou mais de 200 países, inaugurou no passado mês de Julho a exposição retrospetiva de Nuno Lobito no Museu do Oriente, onde expõe uma seleção de 83 fotografias e um documentário sobre as suas viagens. Aproveitámos a boleia e perguntámos-lhe quais são os seus destinos preferidos.

1. Indonésia

O TOP 5 de Nuno Lobito shutterstock_580594027_Indonésia_red

É o meu país preferido e o primeiro que recomendo. A Indonésia é de uma beleza ímpar, com uma ótima energia, onde reina a multiculturalidade. Os sítios de que mais gosto são Bali e as ilhas Gili. Bali porque tem locais imperdíveis e com uma ótima relação preço-qualidade. Ubud, Nusa Dua e a zona de Seminyak são bons exemplos disso.

No entanto, para mim, a pérola deste país são as ilhas Gili. Contrariamente a Bali, onde a religião predominante é o hinduísmo, as ilhas Gili têm uma linha muçulmana. Além de serem extremamente interessantes, ali não há carros nem motas.

2. Irão

O TOP 5 de Nuno Lobito shutterstock_554422750_Irao_red

Apesar de estar intimamente associado ao terrorismo e de ser considerado, por muitos, um destino potencialmente perigoso, o Irão é um país fantástico, que merece ser visitado. Recomendo que esqueçam Teerão e visitem Mashad, na fronteira com o Afeganistão. É um sítio muito bonito e a cidade mais santa do Irão. Outro local a não perder é Isfahan, com templos lindíssimos e pessoas maravilhosas, e também Ahvaz, junto à fronteira com o Iraque.

3. Madagáscar

O TOP 5 de Nuno Lobito shutterstock_524698105_Madagascar_red

Situada ao largo da costa moçambicana, Madagáscar é uma ilha fora do comum, que resulta de uma fusão de culturas. Eu vivi ali alguns anos e o povo malgaxe talvez seja um dos mais interessantes. Destaco a capital, Antananarivo, Tuléar, uma cidade portuária um pouco mais a sul, e, mais a norte, Nosy Be, uma ilha com praias fantásticas. Madagáscar é uma ex-colónia francesa e um país lindíssimo.

4. Índia

O TOP 5 de Nuno Lobito shutterstock_329467919_India_red

Sou fascinadíssimo por este país. Sou líder de viagens para a Índia e já lá estive umas 12 vezes. Estive no Holi Festival no ano passado e vou voltar lá ainda este ano. As minhas cidades preferidas são Pushkar, Jodhpur e Jaipur, todas no Rajastão. Jaipur, por exemplo, é uma cidade lindíssima, toda em tons cor-de-rosa; Jodhpur também, mas em azul; e Pushkar é talvez a cidade indiana mais in do momento: não tem álcool, não tem drogas e 99,9% da comida é vegetariana.

Não posso também deixar de referir Manali Himachal Pradesh, um local fantástico nas montanhas, e Dharamsala, onde vive sua santidade o Dalai Lama.

5. Portugal

O TOP 5 de Nuno Lobito shutterstock_225576781_Portugal_red

O nosso país é um dos sítios mais bonitos do mundo por diversos motivos. A segurança, a luminosidade e o clima, a forma de receber, que é única e fantástica e a relação preço-qualidade, aliados à nossa história, cultura e futebol, fazem de Portugal um excelente destino.

O meu sítio preferido é a Zambujeira do Mar, seguido da praia da NATO, entre a Fonte da Telha e o Meco (Margem Sul), onde tenho o privilégio de viver. Para quem gosta de praia, a costa alentejana é fantástica. Gosto também muito dos Açores, em especial São Jorge, e obviamente Lisboa.

Faça download gratuito da app Júlia – De Bem com a Vida. Através da App Store ou Play Store!

Comentários

comentários