Mau Hálito: O que fazer, segundo o Dr. Pedro Lopes

Sol: protetor sempre ou nem sempre?

Especialistas alertam contra o sol e o risco de melanoma. Depois, há outros que defendem a importância de não aplicar protetor solar antes de sair de casa para a praia, de forma a expormo-nos ao sol para produzir vitamina D no organismo. Ou seja, em que é que ficamos? Qual o seu conselho para este verão?

Descubra a importância da vitamina D para o nosso organismo e conheça a recomendação do Dr. Pedro Lopes a respeito deste tema.

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que pode ser obtida após exposição solar ou por meio da alimentação. Esta substância é essencial para o corpo humano e a sua ausência pode estar associada a uma série de complicações.

Além de necessária para a manutenção do tecido ósseo, em que desempenha um papel essencial para a fixação do cálcio no osso, a vitamina D também influencia o sistema imunitário, e parece desempenhar um papel importante em várias doenças crónicas não transmissíveis, como a síndrome metabólica ou a diabetes.

Contudo, cerca de 80% das pessoas que vivem em ambientes urbanos apresentam défices de vitamina D.

Para o bom funcionamento do nosso organismo, são necessárias, no mínimo, 400 UI, e a exposição solar entre 10 e 15 minutos por dia pode permitir a síntese de cerca de 1500 unidades de vitamina D. Os alimentos (ex.: gema de ovo e salmão) contêm apenas pequenas quantidades, pelo que a exposição ao sol é a principal forma natural de conseguir a quantidade indicada.

Os protetores solares com um índice de proteção 30 reduzem em cerca de 90% a capacidade do organismo de produzir vitamina D. Não se pretende com isto incentivar a exposição nociva ao sol, contudo, a exposição moderada (cerca de 10 minutos diários) sem protetor solar pode ser benéfica.

Após este período, para continuar exposto ao sol, deverá aplicar proteção solar, para prevenir o desenvolvimento de complicações dermatológicas, nomeadamente melanoma.

As pessoas muito vulneráveis ao cancro de pele, em particular as de fototipos mais baixos (mais brancas) e de olhos claros, devem usar sempre proteção solar e, se necessário, considerar a suplementação com vitamina D.

Faça download gratuito da app Júlia – De Bem com a Vida. Através da App Store ou Play Store!

Comentários

comentários