Organizar e arrumar a casa

Organizar e arrumar a casa

Sempre ouvi dizer que a nossa casa é o espelho da nossa vida. No entanto, com a azáfama do dia a dia, organizar um lar não é tarefa fácil. Ao longo dos anos, as coisas vão-se acumulando e torna-se cada vez mais complicado conseguir criar um espaço harmonizado. Como é que a (des)arrumação afeta a nossa vida?

Descubra a resposta de Paula Margarido, especialista em Feng Shui e autora do livro Destralhe a sua Casa.

A casa é, de facto, um espelho da pessoa. Está provado que um lar ou uma assoalhada arrumada e organizada reflete a forma de pensar. Se temos a casa arrumada, temos mais foco e organização, somos mais pontuais e temos mais tempo para nós. Uma casa organizada permite mais espaço disponível, melhor qualidade de vida e mais harmonia familiar. Outro aspeto favorável é ter tudo no sítio certo e não perder horas à procura de um determinado objeto.

Em contrapartida, viver num ambiente desarrumado afeta a energia, tanto a nível emocional e mental como profissional. Sentimo-nos desorganizados, impotentes, stressados, e o foco e a capacidade de pensar claramente deixam de ser possíveis.

Se sente que a sua casa está uma confusão, vive num mundo desorganizado e vai adiando sempre a limpeza, está na hora de pensar em destralhar, ou seja, deitar fora tudo o que não tem utilidade e que traz energia negativa. Libertarmo-nos da tralha estimula a motivação, melhora a saúde e os relacionamentos, aumenta a criatividade e há mesmo quem consiga emagrecer. É uma tarefa que pode demorar algum tempo, já que muitas pessoas levam anos a acumular coisas inúteis, mas que vai melhorar profundamente a sua vida.

Comentários

comentários