Como se sabe se estamos a usar o soutien errado?

Como se sabe se estamos a usar o soutien errado?

Sempre que compro um soutien, fico com dúvidas se será o mais indicado para o meu peito. Como se sabe se estamos a usar o soutien errado? Há alguma indicação que me possam dar?

Saber escolher o soutien adequado não é uma tarefa tão simples como parece. Na verdade, a maioria das mulheres usa o tamanho errado. Inês Basek e Margarida Furst, fundadoras da Dama de Copas, explicam quais são os principais erros que, geralmente, cometemos na hora de comprar esta peça de lingerie.

A maioria das mulheres tem dificuldade em escolher o soutien mais adequado para si, não só quanto ao modelo, considerando a morfologia do peito, mas também em relação ao tamanho. Muitas vezes, acabam até por se guiar apenas pelo número indicado no soutien, quando o tamanho do mesmo depende das costas (número) e da copa (letra).

Não existe uma regra fixa na escolha do soutien mais apropriado, pois todas as mulheres são diferentes. Cada caso é um caso, e tudo depende da firmeza e do formato da mama, das assimetrias, da estrutura corporal e da sensibilidade de cada mulher. É também necessário ter em conta o tipo de roupa que costumamos usar: subida, decotada, sem alças, transparente, justa ou desportiva.

No caso do peito de pequeno volume, funcionam melhor soutiens plunge, com decote em coração, balconnet e bandeau, assim como a copa moldada ou com enchimento.

No caso do peito de médio e grande volume, os estilos balconnet e full cup costumam ser apostas seguras. A copa mole funciona muito bem, e a copa moldada com espuma ultrafina também pode ser uma opção.

Como identificar os erros de tamanho?

Na Dama de Copas, destacamos seis erros comuns que geralmente cometemos com os soutiens e que são indicadores de que não estamos a utilizar a opção mais adequada:

Como se sabe se estamos a usar o soutien errado? erros_dama-de-copas

O soutien sobe nas costas

Significa que o seu soutien está demasiado largo nas costas, o que faz com que a banda suba e ao mesmo tempo marque. Um soutien largo não sustenta o peito, e os movimentos diários farão com que o seu peito oscile, tornando-se desconfortável, e leva a que o peito vá descaindo mais depressa.

Mesmo com o soutien, tem o peito descaído

Se sente que o seu peito não tem suporte e parece visualmente descaído, significa que o tamanho que usa não está correto. O soutien deve apoiar o peito e elevá-lo de modo a definir melhor a sua silhueta. O peito caído não valoriza as suas formas, dando a ideia errada de ser mais larga do que na realidade é.

Os seios saem das copas

Quando isto acontece, significa que a copa que está a usar é demasiado pequena e que não cobre a totalidade do tecido mamário. Cria um efeito ‘dupla mama’ inestético, visível nas roupas mais justas. O peito tem tendência a ficar demasiado junto e os aros ficam numa posição incorreta, demasiado em cima do tecido mamário.

As copas afastam-se do peito

Esta é outra consequência do tamanho de costas ser demasiado grande. A banda muito larga empurra as copas do soutien para a frente, pois estas não conseguem manter-se encaixadas no peito. Com o tamanho certo, o soutien fica ajustado ao corpo, oferecendo apoio e sustentação.

As alças vincam os ombros

O suporte que um soutien oferece está localizado nas costas e não nas alças. Quando as alças estão demasiado apertadas, o peso do peito fica mal distribuído, o que se torna doloroso e desconfortável. Para não sobrecarregar os ombros e não comprometer a postura, deve optar-se sempre por um soutien com um tamanho adequado de costas.

As alças escorregam

As alças demasiado largas indicam que o tamanho de costas ou de copa está errado ‒ as costas do soutien, quando demasiado grandes, têm tendência a subir e, consequentemente, as alças também sobem e caem. Outros motivos pelos quais as alças escorregam são o desgaste do soutien e a perda de elasticidade do tecido da alça.

Faça download gratuito da app Júlia – De Bem com a Vida. Através da App Store ou Play Store!

Comentários

comentários